Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4522
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | PINTO, Joyce Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-24T13:31:39Z | - |
dc.date.available | 2021-03-24T13:31:39Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4522 | - |
dc.description | ABSTRACT In this study, we discuss gender issues with physics undergraduate students, former students already graduated in physics, and students in post-graduation, in courses of the Federal University of Maranhão (UFMA). The study was motivated by reports of experiences lived by female students of these courses at different moments in the institution. It was used, as an instrument of data collection, a questionnaire with pre-structured questions, to interview 18 students, 10 female and 8 (eight) male. We searched, in the responses to the questionnaire, subsidies to understand the relationships resulted from the presence of women in the academic environment, at different levels of education. In the analysis, supported by notions of the Analysis of Speech from a French perspective affiliated with Michel Peacheux, it was found that, in different academic stages of the subjects, there is discrimination against the female students, revealing a structural sexism and extremely naturalized in these courses, which stimulates low esteem of women resulting in a demotivating factor and, consequently, in the dropping out of the course, contributing to increase inequality between the number of men and women in the area, in a movement contrary to initiatives aimed at promoting access for women in the areas of natural sciences, as physics. The discussion on gender, provoked by this study, among students at UFMA physics courses, generated reflections on the interviewees themselves, resulting in an initial action that could foster future debates on the place of women in the areas of natural sciences and mainly to denaturalize attitudes of gender discrimination in this male-dominated science/physics territory. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste estudo, discute-se questões de gênero com estudantes de física, ex-alunos já graduados em física, e estudantes de pós-graduação, em cursos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O estudo foi motivado por relatos de experiências vivenciadas por alunas desses cursos em diferentes momentos na Instituição. Utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, um questionário com perguntas pré-estruturadas, para entrevistar 18 estudantes, sendo 10 do sexo feminino e 8 (oito) do sexo masculino. Buscou-se, nas respostas ao questionário, subsídios para entender relações resultantes da presença da mulher no ambiente acadêmico, em diferentes níveis de formação. Na análise, apoiada em noções da Análise de Discurso de vertente francesa afiliada a Michel Peacheux, constatou-se que, em diferentes estágios de formação dos sujeitos, há discriminação sobre as alunas, revelando um machismo estrutural e extremamente naturalizado nesses cursos, que estimula a baixa estima das mulheres resultando em fator de desmotivação e, consequentemente, de desistência do curso, contribuindo para aumentar a desigualdade entre o número de homens e mulheres na área, em um movimento contrário as iniciativas que visam promover o acesso de mulheres nas áreas das ciências naturais, como a física. A discussão sobre gênero, provocada por este estudo, entre alunas e alunos em cursos de física da UFMA, gerou reflexões sobre os próprios entrevistados, resultando em uma ação inicial que poderá fomentar futuros debates sobre o lugar da mulher nas áreas das ciências naturais e, principalmente, para desnaturalizar atitudes de discriminação de gênero no território das ciências/física dominado pelo sexo masculino. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Mulheres na física | pt_BR |
dc.subject | Gênero e ciência | pt_BR |
dc.subject | Análise de discurso | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade de gênero | pt_BR |
dc.subject | women in Physics | pt_BR |
dc.subject | Gender and science | pt_BR |
dc.subject | Discourse analysis | pt_BR |
dc.subject | Gender inequality | pt_BR |
dc.title | Gênero no ambiente acadêmico: revelações de estudantes de física | pt_BR |
dc.title.alternative | Gender in the academic environment: revelations of physics students | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Física (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOYCE-PINTO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 493,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.