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http://hdl.handle.net/123456789/4526
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | COSTA, Denes Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-24T15:28:59Z | - |
dc.date.available | 2021-03-24T15:28:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4526 | - |
dc.description | ABSTRACT The present work was developed in four public elementary schools in the city of Bacabal - MA, three of which are located in the urban area and one in the rural area. The work aims to point out the main obstacles to the development of teaching practices in schools in rural areas. It aims to point out possible alternatives to the current scenario of Teaching Natural Sciences in schools in rural areas and to offer arguments favorable to the use of popular knowledge for Science Teaching. Among the methodologies, observations of the pedagogical practices and analyzes of the Pedagogical Political Projects were used in the four schools involved. Then, a comparison of the pedagogical practices observed in schools in the urban area and their respective Pedagogical Political Projects was carried out with the pedagogical practices observed in the school in the rural area. In addition, theoretical and practical classes were held at the U. E. F São Raimundo Nonato school, in the countryside, alternating scientific and popular knowledge. Thus, the realization of this research shows the equality of pedagogical practices carried out both in schools in the urban and rural areas, although it will be a different audience. The positive highlight observed in these practical classes was the full participation of the students, in the construction of a filtering system using activated carbon, reaching the main objective of the experiment, which would be to promote the union between the students for the benefit of solving a problem and this way bringing them closer to the concepts for a practical experience, both at school and in everyday life. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho foi desenvolvido em quatro escolas de ensino fundamental da rede pública municipal da cidade de Bacabal – MA, sendo três delas localizadas na zona urbana e uma na zona rural. O trabalho tem como objetivo pontuar os principais obstáculos para o desenvolvimento das práticas pedagógicas em escolas da zona rural. Visa apontar possíveis alternativas para o atual cenário do Ensino de Ciências Naturais em escolas de áreas rurais e oferecer argumentos favoráveis ao uso de saberes populares para o Ensino de Ciências. Dentre as metodologias, foram utilizadas observações das práticas pedagógicas e análises dos Projetos Políticos Pedagógicos atuante nas quatros escolas envolvidas. Em seguida, foi realizada uma comparação das práticas pedagógicas observadas nas escolas da zona urbana e seus respectivos Projetos Políticos Pedagógicos com as práticas pedagógicas observadas na escola da zona rural. Ademais, foram realizadas na escola U. E. F São Raimundo Nonato, na zona rural, aulas teóricas e práticas, alternando os saberes de conhecimentos científicos e populares. Deste modo, a realização desta pesquisa constata a igualdade das práticas pedagógicas realizadas tanto em escolas da zona urbana quanto da zona rural, embora venha tratar-se de um público diferenciado. O destaque positivo observado nessas aulas práticas foi à integral participação dos alunos, na construção de um sistema de filtragem usando o carvão ativado, alcançando o objetivo principal do experimento, que seria promover a união entre os alunos em benefício da solução de um problema e desta forma aproximando-os dos conceitos para uma vivência prática, tanto na escola quanto no cotidiano. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Saberes populares | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Science | pt_BR |
dc.subject | Popular knowledge | pt_BR |
dc.title | O ensino de ciências e os saberes populares: estudo de caso no povoado Mata de Ana do município de Bacabal – Ma. | pt_BR |
dc.title.alternative | Science teaching and popular knowledge: a case study in the Mata de Ana village in the municipality of Bacabal - Ma. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Física do Campus de Bacabal |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DENES-COSTA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 764,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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