Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4529
Título: Pedagogia da alternância e formação de técnicos de ater: currículo e emancipação campesina na escola família agrícola Manoel Monteiro – Lago do Junco/MA.
Título(s) alternativo(s): Pedagogy of alternation and training of ater technicians: curriculum and emancipation campesina in the family school agricultural manoel monteiro - Lago do Junco/MA.
Autor(es): FERREIRA, Lucas Casimiro Soares
Palavras-chave: hegemonia/contra hegemonia; currículo; Educação do Campo; Pedagogia da Alternância
hegemony/against hegemony; curriculum; Field Education; Pedagogy of Alternation
Data do documento: 7-Ago-2020
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho busca analisar como ocorrem as disputas hegemônicas no terreno curricular do CEFFA Manoel Monteiro e o quanto as práticas curriculares da mesma podem contribuir com o desenvolvimento local das comunidades camponesas. Com isso, realizamos uma abordagem preliminar às questões agrárias e aos processos políticos educacionais do campo com os quais buscamos compreender como se dão as estratégias presentes da Educação Rural, bem como as contribuições do movimento político da Educação do Campo aos povos camponeses. Partindo desta contextualidade, buscamos entender os mecanismos e lógicas das relações hegemônicas e contra hegemônicas presentes nos dispositivos educativos. Desta forma, busca-se analisar os percursos históricos da instituição, para poder entender em que contexto começam a emergir os conflitos com o modelo educacional hegemônico e o papel da Pedagogia da Alternância nesta caminhada educativa da instituição em destaque. Para isso, analisamos os documentos curriculares (projeto político Pedagógico, estatuto, plano de curso, regimento interno), para entender de que maneira as ações educativas do CEFFA M. M. podem antagonizar o seu ensino ao modelo tradicional e, com isso, promover o fortalecimento e multiplicação das relações campesinas.
Descrição: This paper seeks to analyze how hegemonic disputes occur in the curricular field of CEFFA Manoel Monteiro and how much its curricular practices can contribute to the local development of peasant communities. With this, we carry out a preliminary approach to agrarian issues and the educational political processes of the field with which we seek to understand how the present strategies of Rural Education take place, as well as the contributions of the political movement of Rural Education to peasant peoples. Based on this contextuality, we seek to understand the mechanisms and logics of hegemonic and anti-hegemonic relations present in educational devices. Thus, we seek to analyze the historical paths of the institution, in order to understand in what context conflicts begin to emerge with the hegemonic educational model and the role of the Pedagogy of Alternation in this educational journey of the institution highlighted. For this, we analyzed the curricular documents (political pedagogical project, statute, course plan, bylaws), to understand how the educational actions of CEFFA M. M. can antagonize their teaching to the traditional model and, therefore, promote the strengthening and multiplication of peasant relations.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4529
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Bacabal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas Casimiro.pdfTCC de Graduação469,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.