Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4532
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUZA, Mayara Aparecida Batista de-
dc.date.accessioned2021-03-31T14:02:02Z-
dc.date.available2021-03-31T14:02:02Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4532-
dc.descriptionWe know that the process of systemic rupture between the sciences and the letters comes from Antiquity and worsened in face of the analytical and instrumental rationality of positivism. When emerging in a positivist context, sociology - science of society - excluded literature, fantasies, dreams, etc. from its discourse. But thanks to the romantic philosophy, which claims the superiority of the arts in relation to the narrowness of science, the horizon of science expands, and the arts gain more space in the new epistemologies of the humanities. It was no different in sociology: by bringing fiction to the field of sociology, social scientists were able to "soften" the harsh sociological language. In this sense, we seek to build a strategy to deal with the complex phenomenon of suicide with young people in high school, since the main sociological work on this theme, Durkheim's suicide, was inaccessible to them. In this way, we searched for the tragedy Romeo and Juliet, by William Shakespeare, to make students understand, through it, Durkheim's ideas about such a phenomenon, especially that "the nature of suicide is eminently social". Thus, psychology alone would not explain the suicides of Romeo and Juliet, since the impetus for such an act has its roots in society, that is: the civil confrontation between the Capulets and the Montéquio. Therefore, our objective is to demonstrate that the dialogue between literature and sociology is fundamental for sociology classes in high school, as it encourages our young people, through poetry, to enter the field of sociology and, therefore, prevent problems of public health, such as suicide.pt_BR
dc.description.abstractSabemos que o processo de ruptura sistêmica entre as ciências e as letras vem desde a Antiguidade e se agravou diante da racionalidade analítica e instrumental do positivismo. Ao surgir num contexto positivista, a sociologia – ciência da sociedade – excluiu do seu discurso a literatura, as fantasias, os sonhos etc. Mas graças à filosofia romântica, que reivindica a superioridade das artes em relação à estreiteza da ciência, o horizonte da ciência se alarga, e as artes ganham mais espaço nas novas epistemologias das ciências humanas. Na sociologia não foi diferente: ao trazer a ficção para o campo da sociologia, os cientistas sociais puderam “amolecer” a dura linguagem sociológica. Buscamos nesse sentido construir uma estratégica para tratar do complexo fenômeno do suicídio com os jovens no ensino médio, pois a principal obra sociológica sobre tal temática, O suicídio, de Durkheim, era-lhes inacessível. Dessa forma fomos buscar a tragédia Romeu e Julieta, de William Shakespeare, para fazer com que os alunos compreendam, através dela, as ideias de Durkheim sobre tal fenômeno, em especial a de que “a natureza do suicídio é eminentemente social”. Assim somente a psicologia não explicaria os suicídios de Romeu e Julieta, pois o impulsor de tal ato tem raízes na sociedade, isto é: o confronto civil entre os Capuleto e os Montéquio. Portanto, nosso objetivo é demonstrar que o diálogo entre a literatura e a sociologia é fundamental para as aulas de sociologia no ensino médio, pois incentiva nossos jovens, por intermédio da poíesis, a adentrarem no campo da sociologia e, por conseguinte, prevenir problemas de saúde pública, tal como o do suicídio.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectSuicídio; Durkheim; Ficção; Prevençãopt_BR
dc.subjectSuicide; Durkheim; Fiction; Preventionpt_BR
dc.titleA leitura da trágica história de Romeu e Julieta nas aulas de Sociologia: uma estratégia para a compreensão da teoria de Durkheim sobre o suicídio e prevenção deste problema de saúde pública.pt_BR
dc.title.alternativeReading the tragic story of Romeo and Juliet in Sociology classes: a strategy for understanding Durkheim's theory on suicide and prevention of this public health problem.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Bacabal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mayara Aparecida.pdfTCC de Graduação634,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.