Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4535
Título: O programa de educação tutorial e a tríade ensino, pesquisa e extensão: um estudo de caso sobre o grupo pet ciências naturais na UFMA campus III- Bacabal.
Título(s) alternativo(s): The tutorial education program and the teaching, research and extension triad: a case study on the pet sciences natural group at UFMA campus III- Bacabal
Autor(es): VIEIRA, Laís Crystina de Moura
Palavras-chave: Ensino; Pesquisa e Extensão; Programa de Educação Tutorial; PET Ciências Naturais
Teaching; Research and Extension; Tutorial Education Program; PET Natural Sciences
Data do documento: 18-Dez-2020
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho monográfico tem como objetivo compreender a concepção de petianos ativos e egressos do grupo PET Ciências Naturais campus Bacabal sobre os aspectos da efetivação de atuação do grupo. Nesse sentido, buscou-se de maneira geral identificar e entender as dinâmicas que envolvem o trabalho do grupo quanto à organização, relações, formação, a conexão com a tríade acadêmica e comunidade na óptica da experiência dos pesquisados. Para tal efeito, esta monografia está baseada em uma pesquisa documental, que contextualiza a pesquisa de campo e direciona aspectos de criação e objetivos iniciais deste grupo PET na UFMA de Bacabal, e realizou-se ainda a aplicação de questionário para a obtenção das informações que caracterizam este estudo de caso. Esta pesquisa parte da concepção de que o PET é um elemento essencial para a efetivação da tríade Ensino, Pesquisa e Extensão dentro das Universidades Federais, o que torna necessário entender as nuances de trabalho destes grupos em seus contextos específicos, como é caso do grupo Ciências Naturais, do Campus de Bacabal da UFMA. Para tanto, o tema é discutido a partir de eixos que se ligam, sendo eles: a exploração de alguns apontamentos históricos e conceituais sobre a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão; o contexto de origem de institucionalização do PET e suas caracterizações a nível nacional; e por fim, tenta-se analisar como o petianos efetivos e egressos do PET Ciências Naturais entendem o contexto caracterizador deste grupo. Como conclusão principal, tem-se que o grupo PET Ciências Naturais em sua dinâmica e características são essenciais à formação dos discentes da UFMA campus Bacabal, seja pelo caráter formativo global, seja pela aproximação efetiva do trabalho desenvolvido com a comunidade. Portanto, o PET enquanto fortalecedor da formação na universidade tem sua finalidade alcançada, apesar dos desafios presentes na em sua concretização.
Descrição: The present monographic work aims to understand the conception of active Petians and graduates of the group PET Sciences Natural Campus Bacabal on the aspects of the effectiveness of the group's performance. In this sense, it was sought in general to identify and understand the dynamics that involve the group's work in terms of organization, relationships, training, the connection with the academic triad and the community from the perspective of the respondents' experience. For this purpose, this monograph is based on documentary research, which contextualizes the field research and directs aspects of creation and initial objectives of this PET group at UFMA in Bacabal, and a questionnaire was also applied to obtain the information that characterize this case study. This research starts from the conception that PET is an essential element for the effectiveness of the Teaching, Research and Extension triad within Federal Universities, which makes it necessary to understand the nuances of work of these groups in their specific contexts, as is the case of the Sciences group From the UFMA Bacabal Campus. To this end, the theme is discussed based on connected axes, namely: the exploration of some historical and conceptual notes on the Teaching, Research and Extension triad; the context of the institutionalization of PET and its characterizations at national level; and finally, an attempt is made to analyze how effective Petians and graduates of PET Natural Sciences understand the context that characterizes this group. As a main conclusion, it is clear that the group PET Natural Sciences in its dynamics and characteristics are essential to the training of students at the UFMA Bacabal campus, either because of its global formative character or because of the effective approach of the work developed with the community. Therefore, PET as a strengthening tool for university training has its purpose achieved, despite the challenges present in its implementation.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4535
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Bacabal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Laís Crystina Moura.pdfTCC de Graduação488,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.