Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4536
Título: A tribo regueira de Bacabal: o estabelecimento de uma comunidade emocional.
Título(s) alternativo(s): The regueira tribe of Bacabal: the establishment of an emotional community.
Autor(es): SANTOS, Raimundo Rodrigues dos
Palavras-chave: Reggae; Bacabal; Estigmas; Tribo
Reggae; Bacabal; Stigmas; Tribe
Data do documento: 18-Dez-2020
Editor: UFMA
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar a expansão do reggae em Bacabal, através do estabelecimento da tribo regueira na cidade. Em Bacabal, o ritmo jamaicano foi recebido de forma negativa por parte da população, que associava o reggae a drogas e a confusões. Mas com a formação de uma comunidade emocional em torno do reggae, percebemos uma transformação em relação à imagem das festas de reggae e dos regueiros. Os estigmas continuam existindo, mas já não operam com a força que tinham na década de 80. Isso se deve à união dos amantes do reggae, que foram ocupando importantes espaços sociais da cidade, tais como: Exposição Agropecuária de Bacabal (EXPOABA), clubes, casas de show, carnaval, programas de rádio e televisão etc. Criaram assim uma “aura estética” na cidade, anulando os estigmas e formando uma nova agregação social. A tribo regueira de Bacabal conta hoje com um número expressivo de bacabalenses, de diversas classes sociais, credos e ideologias, que tem como intuito apenas ouvir, cantar e dançar a música reggae, de viver o presente coletivamente, sem reconhecer-se em qualquer projeto político. Este trabalho busca demonstrar os efeitos do estar-junto dessa tribo, fazendo um diálogo entre Goffman e Maffesoli. Além disso, podemos contar com o arquivo particular do DJ e produtor musical Edmarley, que também é responsável por essa transformação de sentidos em torno do reggae na cidade de Bacabal.
Descrição: This research aims to demonstrate the expansion of reggae in Bacabal, through the establishment of the reggae tribe in the city. In Bacabal, the Jamaican rhythm was negatively received by the population, who associated reggae with drugs and confusion. But with the formation of an emotional community around reggae, we noticed a transformation in relation to the image of reggae parties and lovers of reggae. Stigmas still exist, but they no longer operate with the strength they had in the 1980s. This is due to the union of lovers of reggae, who have been occupying important social spaces in the city, such as: Agricultural Exhibition of Bacabal (EXPOABA), clubs, concert halls, carnival, radio and television programs etc. Thus, they created an aesthetic aura in the city, canceling out the stigmas and forming a new social aggregation. The reggae tribe of Bacabal today has an expressive number of bacabalenses, from different social classes, creeds and ideologies, whose purpose is just to listen, sing and dance to reggae music, to live the present collectively, without recognizing themselves in any project political. This work seeks to demonstrate the effects of being together with this tribe, making a dialogue between Goffman and Maffesoli. Moreover, we can count on the private archive of DJ and music producer Edmarley, who is also responsible for this transformation of meanings around reggae in the city of Bacabal.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4536
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Bacabal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raimundo Rodrigues.pdfTCC de Graduação1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.