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dc.contributor.authorRODRIGUES, Carine de Sousa Simão-
dc.date.accessioned2021-04-08T13:55:59Z-
dc.date.available2021-04-08T13:55:59Z-
dc.date.issued2020-12-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4543-
dc.descriptionABSTRACT The present study was carried out in an administrative department of a Secretariat of the State of Maranhão, which reports directly to the head agency, and is responsible for supervising and coordinating activities for planning, monitoring and evaluating policies and guidelines relating to personnel, redistribution, training, planning career, positions and salaries, recruitment and selection, personnel training, rights and duties of civil servants. It aims to verify and measure employee satisfaction and engagement in a Maranhão State Secretariat. This is a qualitative case study of an exploratory and descriptive character, based on the technical procedures of bibliographic research with the theme of People Management, Satisfaction and Engagement in the work environment. It also had data collected through a questionnaire answered by 19 employees of a Maranhão State Secretariat. As for the results, it was found that the interpretation of the results, obtained completely, should consider that the higher the value, the greater the degree of contentment or satisfaction of employees with that dimension of their work. It can be seen from the graphs that the largest number of answers to the questions are between the values 3 to 5 of the scale. Value 3 reports a state of indifference and values 4 to 5 report a state of high satisfaction.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo foi realizado em uma repartição administrativa de uma Secretaria do Estado do Maranhão, que responde diretamente ao órgão chefe, e compete supervisionar e coordenar atividades de planejamento, acompanhamento e avaliação das políticas e diretrizes relativas a pessoal, redistribuição, capacitação, plano de carreira, cargos e salários, recrutamento e seleção, treinamento de pessoal, direitos e deveres dos servidores. Tem como objetivo verificar e mensurar a satisfação e o engajamento de funcionários em uma Secretaria de Estado do Maranhão. Trata-se de um estudo de caso qualitativo de caráter exploratório descritivo, com base nos procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica com a temática de Gestão de Pessoas, Satisfação e Engajamento no ambiente de trabalho, contou ainda com dados coletados por meio de um questionário respondido por 19 funcionários de uma Secretaria de Estado do Maranhão. Quanto aos resultados, verificou-se que a interpretação dos resultados, obtidos de forma completa, deverá considerar que quanto maior for o valor, maior será o grau de contentamento ou satisfação dos funcionários com aquela dimensão do seu trabalho. Verifica-se pelos gráficos que o maior número de respostas das questões estão entre os valores 3 à 5 da escala. Valor 3 informa um estado de indiferença e valores de 4 à 5 informam um estado de alta satisfação.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectEngajamentopt_BR
dc.subjectPeople managementpt_BR
dc.subjectSatisfactionpt_BR
dc.subjectEngagementpt_BR
dc.titleGestão de pessoas na administração pública estadual: verificar e mensurar a satisfação e o engajamento de funcionários em uma Secretaria de Estado do Maranhão.pt_BR
dc.title.alternativePeople management in the state public administration: check and measure employee satisfaction and engagement in a State Secretariat of Maranhão.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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