Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4545
Título: Avaliação da relação entre inteligência emocional e a prevalência de estresse ocupacional em profissionais atuantes em shoppings da Ilha de São Luís do Maranhão
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the relationship between emotional intelligence and the prevalence of occupational stress in professionals working in shopping malls on the Island of São Luís do Maranhão
Autor(es): BARDINI, Daniel Costa
Palavras-chave: Estresse ocupacional
Síndrome de Burnout
Inteligência emocional
Occupational stress
Burnout syndrome
Emotional intelligence
Data do documento: 14-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O estresse é um estado de tensão que causa ruptura na homeostasia do organismo, sendo inicialmente identificado a partir de uma série de sinais e sintomas psicossomáticos. Para minimizar os riscos ocupacionais advindos de fatores como o estresse no trabalho, tem-se incentivado o aprimoramento de competências sociais, como a inteligência emocional. Desta forma, o objetivo deste trabalho é avaliar a relação entre a inteligência emocional e a prevalência de estresse ocupacional em profissionais atuantes em shoppings centers da ilha de São Luís, no estado do Maranhão. Foram coletados 184 respostas de funcionários de 6 shoppings, 5 da capital São Luís e 1 de Paço do Lumiar. Essas respostas advieram de um questionário do perfil amostral, e das escalas Maslach Burnout Inventory - Human Services Survey (MBI-HSS) para caracterizar a síndrome de Burnout, Inventário de Sintomas de Stress (ISS) para mensurar o estresse, e Wong Law Emotional Intelligence Scale (WLEIS) para avaliar a inteligência emocional. O alfa de Cronbach das características do bournout foi 0,86 para exaustão emocional, 0,68 para despersonalização e 0,69 para reduzida realização profissional, e para a escala WLEIS foi de 0,87. Constatou-se a tendência de que quanto maior a inteligência emocional, menor o nível das características do Burnout e do estresse. As únicas exceções foram: a despersonalização relacionada com as habilidades “reconhecer as emoções no outro” e “utilização das emoções para facilitar o desempenho”, e na escala ISS a habilidade “reconhecer as emoções no outro”. Portanto, é factível investir na inteligência emocional para diminuir o estresse ocupacional.
Descrição: ABSTRACT Stress is a state of tension that causes a rupture in the body's homeostasis, being initially identified from a series of psychosomatic signs and symptoms. To minimize occupational risks arising from factors such as stress at work, the improvement of social skills, such as emotional intelligence, has been encouraged. Thus, the objective of this work is to evaluate the relationship between emotional intelligence and the prevalence of occupational stress in professionals working in shopping centers on the island of São Luís, in the state of Maranhão. 184 responses were collected from employees of 6 malls, 5 in the capital São Luís and 1 in Paço do Lumiar. These responses came from a sample profile questionnaire, and from the scales Maslach Burnout Inventory - Human Services Survey (MBI-HSS) to characterize the Burnout syndrome, Stress Symptoms Inventory (ISS) to measure stress, and Wong Law Emotional Intelligence Scale (WLEIS) to assess emotional intelligence. The Cronbach's alpha for the characteristics of the bournout was 0.86 for emotional exhaustion, 0.68 for depersonalization and 0.69 for reduced professional achievement, and for the WLEIS scale it was 0.87. There was a trend that the higher the emotional intelligence, the lower the level of Burnout and stress characteristics. The only exceptions were: depersonalization related to the skills "recognizing emotions in the other" and "using emotions to facilitate performance", and in the ISS scale the ability "recognizing emotions in the other". Therefore, it is feasible to invest in emotional intelligence to reduce occupational stress.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4545
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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