Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4548
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDURÃES, Fabiano Fróes-
dc.date.accessioned2021-04-09T13:20:27Z-
dc.date.available2021-04-09T13:20:27Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4548-
dc.descriptionABSTRACT Changes caused by the pandemic in the scenario of microenterprises. The objective of this study was to analyze the importance of strategic planning as a management and adaptation tool in the meatpacking plant Alcântara, amid the Covid-19 sanitary crisis. For this, the data were obtained through an interview with the manager of the small organization. Concerning about the methodology, it has qualitative nature and its object is descriptive. Initially, the historical panorama of the evolution of strategic planning was mapped out, then methodologies ofstrategic planning for small businesses were presented. The methodology of the Strategic Canvas was used for data analysis and construction of the chosen strategy to promote the growth of the company. However, it was observed that the strategy was not being implemented. Once identified this fact throughout the work, it was allowed to help the entrepreneur in the reformulation of the strategy through a new Canvas, aiming to overcome the obstacles caused by the health crisis still existing.pt_BR
dc.description.abstractMudanças provocadas pela pandemia no cenário das microempresas. O objetivo deste trabalho foi analisar a importância do planejamento estratégico como ferramenta de gestão e de adaptação no Frigorífico Alcântara em meio à crise sanitária do Covid-19. Para isso, os dados foram obtidos mediante entrevista com o gestor da pequena organização. A metodologia foi de natureza qualitativa com fins descritivos e meio estudo de caso. Inicialmente, foi traçado o panorama histórico da evolução do planejamento estratégico, em seguida foram apresentadas metodologias do planejamento estratégico voltadas para os pequenos negócios. Foi utilizada a metodologia do Canvas Estratégico para análise dos dados e construção da estratégia escolhida para promover o crescimento da empresa. Contudo, foi observado que a estratégia traçada não vinha sendo colocada em prática. Identificado esse fato ao longo do trabalho, permitiu-se ao final, auxiliar o empresário na reformulação da estratégia por meio de novo Canvas, tendo este como objetivo superar os entraves provocados pela crise sanitária ainda existente.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectMicroempresaspt_BR
dc.subjectCanvas estratégicopt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectMicroenterprisespt_BR
dc.subjectStrategic canvaspt_BR
dc.titleA importância do planejamento estratégico, em meio a crise sanitária do Covid-19 como ferramenta de gestão e adaptação: O caso do Frigorífico Alcântarapt_BR
dc.title.alternativeThe importance of strategic planning, in the midst of the health crisis in Covid-19 as a management and adaptation tool: The case of Frigorífico Alcântarapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABIANO-DURAES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso441,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.