Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4558
Título: Responsabilidade social das empresas em meio a pandemia do Covid-19 no ano de 2020: Uma análise a partir de múltiplos casos do comitê Itaqui-Bacanga
Título(s) alternativo(s): Corporate social responsibility in the midst of the Covid-19 pandemic in 2020: An analysis based on multiple cases of the Itaqui-Bacanga committee
Autor(es): ARAMAKI, Luis Filipe Aguiar
Palavras-chave: Responsabilidade social
Pandemia do covid-19
Ações sociais
Social responsability
Pandemic Covid-19
Social Actions
Data do documento: 14-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A responsabilidade social corporativa (RSC) é uma das grandes apostas, tanto as pequenas e médias como também as grandes empresas, é justamente essa RSC que vem sendo colocada a prova no ano de 2020 devido a pandemia causada pelo novo Coronavírus; que provocou uma das piores crises mundiais, levando países a uma recessão sem precedentes. Nesse contexto, o papel social da empresa é fundamental para amenizar os efeitos provocados pelo novo vírus, como o desemprego, a perda de poder aquisitivo e a desigualdade. Para entender essa relação, o principal objetivo do trabalho é analisar as ações de Responsabilidade social corporativa durante a pandemia a partir de múltiplos casos do comitê Itaqui-Bacanga. A pesquisa foi elaborada com base em questionários online aplicados as empresas e as principais conclusões mostraram que as empresas desenvolveram várias ações de RSC de forma rápida para atenuar os impactos frente a economia e a comunidade local nos levando a entender que o papel das empresas é de gerar riquezas para a sociedade, não excluindo sua função social de transformar essas riquezas em melhorias e benefícios para a vida das pessoas seja aos seus stakeholders quanto a comunidade local.
Descrição: ABSTRACT Corporate social responsibility (CSR) is one of the big bets, both small and medium as well as large companies, it is precisely this CSR that has been put to the test in 2020 due to the pandemic caused by the new Coronavirus; which sparked one of the world's worst crises, leading countries to an unprecedented recession. In this context, the company's social role is fundamental to mitigate the effects caused by the new virus, such as unemployment, loss of purchasing power and inequality. To understand this relationship, the main objective of the work is to analyze the actions of Corporate Social Responsibility during the pandemic based on multiple cases of the Itaqui-Bacanga committee. The research was based on online questionnaires applied to companies and the main conclusions showed that companies developed several CSR actions quickly to mitigate the impacts on the economy and the local community, leading us to understand that the role of companies is generate wealth for society, not excluding its social function of transforming that wealth into improvements and benefits for people's lives, both for its stakeholders and the local community.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4558
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIS FILIPE-ARAMAKI.pdfTrabalho de Conclusão de Curso727,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.