Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4560
Título: Estudo sobre o conhecimento e o desenvolvimento de Soft Skills no curso de administração da UFMA
Título(s) alternativo(s): Study on the knowledge and development of Soft Skills in the UFMA administration course
Autor(es): MATOS, Matheus Lobo
Palavras-chave: Soft Skills
Competências
Ensino
Soft Skills
Competencies
Teaching
Data do documento: 15-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O surgimento de novos modelos de produção e a instabilidade no mercado, influenciaram na modificação do perfil profissional desejados pelas empresas. Desse modo, as Soft Skills adquiriram grande destaque para o mercado, sendo fundamental o desenvolvimento destas competências durante a vida acadêmica. O objetivo deste artigo é analisar o conhecimento e o desenvolvimento das soft skills pelos discentes e docentes do curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) sobre as principais soft skills. A metodologia de pesquisa é classificada como exploratória e utilizou a pesquisa bibliográfica e de campo com uma amostra de 46 estudantes e 10 docentes, tendo como método de coleta de dados, a aplicação de questionários eletrônicos. Os dados foram analisados com uso da estatística descritiva. Entre os principais resultados, estudantes e docentes perceberam a soft skills “Integridade” como a de maior relevância. As soft skills, “Profissionalismo”, “Habilidades Interpessoais” e “Atitude Positiva”, foram apontadas como as de menor relevância para os respondentes. Quanto a aplicação de atividades que auxiliam no desenvolvimento de soft skills, os docentes revelaram focar mais na “Realização de projetos” e “Discussões sobre geração de valor a clientes”. Em contrapartida, as atividades de a “Discussões sobre Comunicação” Discussões sobre Ética e Profissionalismo” tiveram as menores frequências de realização.
Descrição: Abstract: The emergence of new production models and the instability in the market, influenced the change of the professional profile desired by the companies. In this manner, Soft Skills have acquired great emphasis on the market, being fundamental to acquire then during the academic life. The objective of this article is to analyze the knowledge and development of soft skills by the professors and academics of the Business Administration course of the Federal University of Maranhão (UFMA) on the main soft skills. The research methodology is classified as exploratory and used bibliographic and field research with a sample of 46 academics and 10 professors, having as method of data collection, the application of electronic questionnaires. The data were analyzed using descriptive statistics. Among the main results, students and professors perceived the soft skills "Integrity" as the most relevant. The soft skills, "Professionalism", "Interpersonal Skills" and "Positive Attitude", were pointed as the least relevant to respondents. About the application of activities that assist in the development of soft skills, the professors revealed focus more on the "Realization of Projects" and "Discussions on Generating Value to Customers." On the other hand, the activities of the "Discussions on Communication" and “Discussions on Ethics and Professionalism "had the lowest frequencies ratings.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4560
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATHEUS-MATOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso486,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.