Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4568
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCARVALHO, Yan Gabriel Sousa e Silva de-
dc.date.accessioned2021-04-19T14:37:57Z-
dc.date.available2021-04-19T14:37:57Z-
dc.date.issued2020-11-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4568-
dc.descriptionAbstract One is a family business when a generation gives way to the successor generation to take over the management of the organization. For this process to take place in the most efficient and controlled way possible, it is important to have an adequate planning, since changes after the passage of power are inevitable, in addition to having innovative characteristics within its development. In this scenario, the Competitive Advantage comes as an element that aims to position the company in a satisfactory way towards the customer, and innovation is characterized as the generation of value through new ideas. This is due to the joint effort of managers and employees in order to explore new possibilities of profit and / or efficiency gains for the company. Within this context, we sought to understand, how, the company “Casa Arruda”, located in Bairro Centro, in the city of São Luís - MA, adopts innovative practices in maintaining the business. In order to carry out the research, this study followed a methodological procedure that characterizes the research as qualitative, descriptive, bibliographic, from which both the general objective and the specific objectives of the research were carried out.pt_BR
dc.description.abstractUma é empresa é familiar quando uma geração cede o lugar para que a geração sucessora assuma a gestão da organização. Para que esse processo ocorra do jeito mais eficiente e controlado possível, é importante que haja um planejamento adequado, uma vez que mudanças após a passagem de poder são inevitáveis, e que haja também inserções inovadoras dentro do seu desenvolvimento. Nesse cenário, a Vantagem Competitiva, vem como elemento que visa posicionar a empresa de modo satisfatório perante o cliente, sendo que a inovação é caracterizada como a geração de valor através de novas ideias. Isso ocorre devido ao esforço conjunto de gestores e colaboradores com o intuito de explorar novas possibilidades de lucro e/ou ganho de eficiência para a empresa. Dentro desse contexto, buscou-se identificar como a empresa familiar “Casa Arruda”, tem conseguido obter vantagem competitiva junto à implementação da cultura de inovação para a manutenção do negócio. Para a concretização da pesquisa, tal estudo seguiu um procedimento metodológico que caracteriza a pesquisa como qualitativa, descritiva, bibliográfica, donde foi efetivado tanto o objetivo geral quanto os objetivos específicos da pesquisa.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.subjectCultura de inovaçãopt_BR
dc.subjectEmpresapt_BR
dc.subjectFamiliarpt_BR
dc.subjectCasa Arrudapt_BR
dc.subjectCompetitive advantagept_BR
dc.subjectCulture of Innovationpt_BR
dc.subjectCompany Familiarpt_BR
dc.subjectRuept_BR
dc.titleSobre a cultura de inovação em empresas familiares: um estudo de caso na empresa “Casa Arruda” em São Luís - MApt_BR
dc.title.alternativeOn the culture of innovation in family businesses: a case study at the company “Casa Arruda” in São Luís - MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YAN GABRIEL-CARVALHO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso270,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.