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http://hdl.handle.net/123456789/4572
Título: | Etnomatemática: saberes e fazeres de quebradeiras de coco babaçu em Timbiras-MA |
Título(s) alternativo(s): | Ethnomathematics: knowledge and practices of babassu coconut breakers in Timbiras-MA |
Autor(es): | SILVA, Ana Cláudia Batista da |
Palavras-chave: | Quebradeiras de coco Etnomatemática Saberes e fazeres Coconut breakers Ethno mathematics Knowledge and action |
Data do documento: | 27-Ago-2020 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | As mulheres quebradeiras de coco babaçu perpassaram por um vasto processo de luta e resistência, principalmente no estado Maranhão, buscando livre acesso, preservação dos babaçuais e melhores condições de vida. Assim, praticando o extrativismo do coco babaçu e derivando produtos dele, as mulheres passaram a desenvolver inúmeras aprendizagens e utilizar-se de conhecimentos obtidos na experiência, como o conhecimento matemático, utilizado de maneira informal diariamente. Partindo dessa premissa, esta monografia baseia-se nos seguintes questionamentos: Como as mulheres quebradeiras de coco babaçu da Associação Extrativista de Timbiras, utilizam matemática em seu cotidiano? Da produção a venda dos produtos, como esse processo ocorre? Como é entendida a utilização da matemática por essas mulheres, na sociedade? Nessa perspectiva, objetiva-se compreender como as mulheres quebradeiras de coco babaçu da ASSEXTIM utilizam a Matemática em seu cotidiano, considerando as experiências dessas mulheres e o contexto social. Assim como buscar perceber a utilização da matemática no cotidiano das mulheres da Associação, apresentar como ocorre a utilização da matemática da produção a venda dos produtos do coco babaçu e refletir sobre como a sociedade vê a utilização da matemática por essas mulheres. Para tanto foi realizado uma pesquisa bibliográfica com autores que abordam sobre as lutas e resistências das quebradeiras, como Barbosa (2008 e 2013); Almeida (1995); Mouzinho de Oliveira (2018); também, autores que abordam sobre a Etnomatemática, como D’ Ambrósio (1998) e Knijnik (1996) e ainda, como referencial principal, Almeida de Oliveira (2019) que discute sobre a utilização da Matemática por quebradeiras de coco babaçu. Além disso, foi realizado uma pesquisa de campo, observações, entrevistas e diálogos informais, os quais foram registrados em gravação e em diário de campo. Desse modo, foi possível apreender que as mulheres quebradeiras de coco babaçu da ASSEXTIM fazem utilização da matemática na derivação e venda dos produtos, embora, ainda existe desvalorização social. |
Descrição: | ABSTRACT The babassu coconut breaking women went through a vast process of struggle and resistance, mainly in the state of Maranhão, seeking free access, preservation of babassu trees, and better living conditions. Thus, by practicing babassu coconut extractivism and deriving products from it, women started to develop innumerable learnings and use knowledge obtained in the experience, such as Mathematical knowledge, used informally daily. Based on this premise, this monograph is based on the following questions: How do babassu coconut breakers women from the Extractive Association of Timbiras use mathematics in their daily lives? From production to sale of products, how does this process occur? How do these women in society understand the use of mathematics? In this perspective, the objective is to understand how ASSEXTIM babassu coconut breakers women use Mathematics in their daily lives, considering the experiences of these women and the social context. As well as seeking to understand the use of mathematics in the daily lives of women in the Association, to present how the use of production mathematics and the sale of babassu coconut products occurs and to reflect on how society sees the use of mathematics by these women. Therefore, a bibliographic research was carried out with authors who discuss the struggles and resistances of breakers, such as Barbosa (2008 and 2013); Almeida (1995); Mouzinho de Oliveira (2018); also, authors approach Ethno mathematics, such as D ’Ambrósio (1998) and Knijnik (1996), and as a main reference, Almeida de Oliveira (2019) who discusses the use of mathematics by babassu coconut breakers. In addition, a field survey, observations, interviews and informal dialogues were carried out, which were recorded in recording and a field diary. Thus, it was possible to apprehend that ASSEXTIM's babassu coconut breakers make use of mathematics in the derivation and sale of products, and there is still social devaluation. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4572 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
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