Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4573
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFERREIRA, Antonia Geane dos Santos-
dc.date.accessioned2021-04-26T14:55:33Z-
dc.date.available2021-04-26T14:55:33Z-
dc.date.issued2020-05-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4573-
dc.descriptionABSTRACT This work is a research that seeks to discuss about racial ethnic issues within two municipal schools with students and teachers in the city of Codó-MA. The present research show two methodological ways for your realization: first it is of bibliographic character that happened mainly for the reading of books, journals about the theme, search websites and authors: CHABANNE(2006); CARNEIRO(2011); FREIRE(2011), the second is about field research, in which two elementary schools were visited, in which the research objective to know relationships and reactions of students and teachers into the institution, about the racial issues. The data were collected through two questionnaires a directed to educators another to students. With the research, it was possible to realize that prejudice is still noticeable within the school environments, the students need to know more about the right topic and teachers need even more to discuss the appreciation of racial ethnic realities, as well as looking for information, in order to build real and valuable citizenship. The schools are still in great concern.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é uma pesquisa que busca discutir sobre as questões étnicas raciais dentro de duas escolas Municipais, para com alunos e professores da cidade de CodóMa. A presente pesquisa apresenta dois caminhos metodológicos para sua realização: primeiro é de caráter bibliográfico que se deu principalmente pela leitura de livros, periódicos a acerca do tema, buscas em sites e autores: CHABANNE(2006); CARNEIRO (2011); FREIRE (2011), o segundo trata-se de pesquisa de campo, no que foi realizado visitadas em duas escolas do ensino fundamental, no qual a pesquisa teve como objetivo conhecer as relações e reações de alunos e professores dentro da instituição, sobre as questões raciais. Os dados foram coletados por meio de dois questionários um direcionado para educadores outra para educandos. Com a pesquisa, foi possível perceber que os pré-conceitos ainda é perceptível dentro dos ambientes escolares, que os alunos precisam saber mais sobre o devido tema, e professores necessitam ainda mais discutir sobre a valorização das relações étnicas raciais, como também ir em busca de formação, para assim se construir uma cidadania de verdade e com valor. As escolas ainda se encontra em uma grande preocupação.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectNegropt_BR
dc.subjectProfessor e alunopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPré-conceitopt_BR
dc.subjectBlackpt_BR
dc.subjectTeach and studentpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectPrejudicept_BR
dc.titleRelações raciais no cotidiano escolar: análise em duas escolas da cidade de Codó-MApt_BR
dc.title.alternativeRace relations in the school routine: analysis in two schools in the city of Codó-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIA-FERREIRA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso493,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.