Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4575
Título: | Educação inclusiva e especial: as contribuições da Associação Pestalozzi para a cidade de Codó-MA |
Título(s) alternativo(s): | Inclusive and special education: the contributions of the Pestalozzi Association to the city of Codó-MA |
Autor(es): | PESSOA, Daniela da Silva |
Palavras-chave: | Educação especial Atendimento especializado Educação inclusiva Special education Specialized care Inclusive education |
Data do documento: | 13-Nov-2019 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | É fato que a Educação Inclusiva e a Educação Especial, tem vivido grandes avanços, porém ainda é preciso muito para que se tenha um total apoio, as pessoas que necessitam de atendimento educacional especializado. Nesse sentido esta pesquisa faz uma breve trajetória de como ocorreu no cenário brasileiro os primeiros atendimentos as pessoas com necessidades especiais, tal como a criação das primeiras instituições voltadas para esse público. Desse modo essa pesquisa é de natureza qualitativa e tem como objetivo demonstrar a contribuição significativa na área da Educação Especial da Associação Pestalozzi na cidade de Codó-MA. Optamos em utilizar como metodologia um levantamento bibliográfico sobre a Educação Inclusiva e Educação Especial e sobre a Associação Pestalozzi, buscando respaldo em diversos autores como Camargo (2017); Rocha (2017), assim como pautamos em alguns marcos normativos, como a (LDB) Lei de Diretrizes e Bases de 1996, Constituição Federal de 1988 e a conferência de Salamanca. No entanto, no desenvolvimento dessa pesquisa é nítido as barreiras para que esses alunos tenham acesso garantido, pois a falta de formação continuada para os professores se torna um principal fator da escola ter essa resistência em acolher esse público, outro fator em falta são as políticas públicas empenhadas em trabalhar nas estruturas físicas dessas escolas, pois só então podemos pensar em uma Educação Inclusiva de qualidade, com todos esses entraves fica o questionamento, Será que são estes alunos que precisam se adequarem ou é a escola? |
Descrição: | ABSTRACT It is a fact that Inclusive Education and Special Education have been experiencing great advances, but it still takes a lot to have full support, the people who need specialized educational assistance. In this sense, this research makes a brief trajectory of how the first assistance to people with special needs occurred in the Brazilian scenario, such as the creation of the first institutions aimed at this public. Thus this research is qualitative in nature and aims to demonstrate the significant contribution in the area of Special Education of the Pestalozzi Association in the city of Codó-MA. We chose to use as a methodology a bibliographic survey on Inclusive Education and Special Education and the Pestalozzi Association, seeking support from several authors such as Camargo (2017); Rocha (2017), as well as some normative frameworks, such as the (LDB) Law of Guidelines and Bases 1996, Federal Constitution of 1988 and the Salamanca conference. However, in the development of this research is clear the barriers for these students to have guaranteed access, because the lack of continuing education for teachers becomes a main factor of the school to have this resistance to welcome this audience, another missing factor are the policies. committed to work on the physical structures of these schools, because only then can we think of a quality Inclusive Education, with all these obstacles is the question, Do these students need to adapt or is the school? |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4575 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DANIELA-PESSOA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 218,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.