Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4576
Título: O ensino de língua portuguesa por meio de gêneros: relato de uma experiência em Timbiras-Ma com o gênero HQ
Título(s) alternativo(s): The teaching of Portuguese language through genres: report of an experience in Timbiras-Ma with the genre HQ
Autor(es): SANTOS, Denilson Medeiros dos
Palavras-chave: Gêneros textuais
Língua portuguesa
História em quadrinhos
Textual genres
Portuguese language
Comic
Data do documento: 31-Jul-2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Os gêneros textuais estão sempre interligados ao nosso cotidiano e práticas cotidianos e isso pode facilitar o Ensino da Língua Portuguesa, pois, pelo fato de serem reconhecidos pelos alunos em sala de aula, eles podem trazer diversos benefícios que irão contribuir para o desenvolvimento de capacidades comunicativas. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo desenvolver habilidades comunicativas por meio do gênero textual história em quadrinhos no projeto intitulado “O mundo das Histórias em Quadrinhos”. Sendo assim, o estudo busca relatar uma experiência que se observou o interesse dos alunos pela leitura, bem como discutir a importância das HQs para desenvolvimento de habilidades necessárias para o convívio na sociedade. Assim, o projeto ocorreu a partir de visitas semanais em três turmas de 5° ano na escola U.E.F. Aurea Alvim localizada em Timbiras-Ma seguida por sequência didática divididas em etapas e fases. Desse modo, o estudo derivou-se da técnica de pesquisa etnográfica de cunho qualitativo. Para um embasamento teórico acerca das temáticas abordadas, utilizou-se alguns autores que contribuíram para o trabalho, dentre eles estão Marcuschi (2008); Lima (1985); Rites (2006) além de utilizar a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). O projeto aplicado na escola mostrou que, durante as aulas de Língua Portuguesa, os gêneros textuais não são explorados e isso pode ser um fator que contribui aos alunos, a falta de habilidades comunicativas, que consequentemente foi a pauta principal para que o projeto fosse desenvolvido. Com a aplicação deste, notou-se que existe uma grande importância o ensino de gênero e contribuiu para o descobrimento de muitas habilidades que até então eram desconhecidas pelos alunos. Isso fez com que fosse repensado como os gêneros textuais servirem como uma prática didática que auxilia principalmente em áreas como a leitura, escrita e habilidades comunicativas de um modo geral.
Descrição: ABSTRACT Textual genres are always intertwined with our daily lives and daily practices and this can facilitate the teaching of the Portuguese language, since the fact that they are recognized by students in the classroom, can include several benefits that are applied to the development of communications. In this sense, the present work aims to develop communication skills through the genre textual comic book in the project entitled “The world of comic books”. Thus, the research study reports an experience that shows students' interest in reading, as well as discussing the importance of comic books for the development of skills necessary for living in society. Thus, the project occurred from semantic visits in three classes of 5th year at the U.E.F school. Aurea Alvim located in Timbiras-Maça by didactic sequence divided into stages and phases. In this way, the study derived the qualitative ethnographic research technique. For a theoretical basis on the strategies addressed, use some authors who contributed to the work, among them are Marcuschi (2008); Lima (1985); Rites (2006) in addition to using the BNCC (National Common Curricular Base) and PCNs (National Curriculum Parameters). The project applied in the school shown, during Portuguese language classes, textual genres are not explored and this can be a factor that helps students, the lack of communicative skills and, consequently, the main agenda for the project that will be executed. With such an application, there is no great importance in teaching gender and contributed to the discovery of many skills that until then were unknown to students. This made it worthwhile as textual genres serve as a didactic practice that helps mainly in areas such as reading, writing and communicative skills in general.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4576
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DENILSON-SANTOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso918,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.