Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4577
Título: Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita: um estudo de caso com alunos do programa residência pedagógica
Título(s) alternativo(s): Learning difficulties in reading and writing: a case study with students of the pedagogical residency program
Autor(es): TEIXEIRA, Deusilene Costa
Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem
leitura e escrita
Família
Escola
Learn difficulties
Read and write
Family
School
Data do documento: 11-Jun-2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O insucesso escolar vem sendo, por muitos anos, objeto de estudo de pesquisadores que buscam identificar fatores que influenciam as dificuldades de aprendizagem de um indivíduo. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo investigar os fatores sociais (família, escola e trabalho docente) que condicionam as dificuldades de leitura e de escrita de alunos da escola municipal São Luís na cidade de Codó. Sendo assim, este estudo analisa a maneira como a escola aborda as práticas que levam ao aprendizado da leitura e da escrita, bem como a importância que a família dispensa ao processo de escolarização dos alunos. Para isso, foi feito um estudo de caso de 5 alunos participantes do programa Residência Pedagógica. Esses alunos, apesar de já estarem no 4º e 5º ano, apresentavam bastante dificuldades no aprender da leitura e da escrita. Desse modo, este estudo utiliza as técnicas de pesquisa de campo e de estudo de caso, com abordagens qualitativa e quantitativa. Desse modo, a pesquisa de campo foi utilizada para coleta de dados e para o uso de questionários durante as entrevistas realizadas com os professores e com as famílias. Para uma melhor fundamentação acerca da temática, buscamos embasamentos teóricos que oferecem perspectivas de alguns estudos acerca das dificuldades de aprendizagem, dentre eles destacam-se Gomes (2004), Piletti (2006), Ferreiro (1996) e Soares (1995, 2014, 2017). Os dados mostram que os professores possuem o conhecimento que os alunos têm dificuldades, afirmando trabalhar para reduzi-las; os professores destacam a falta de acompanhamento das famílias como um dos principais motivos da escola apresentar baixos índices no ensino, famílias que apresentam situação econômicas escassa, e que têm pouco ou nenhum grau de instrução. Porém, é possível encontrar entre os familiares opiniões que o estudo é uma solução para que os filhos possam ascender socialmente. Com esses e outros dados apresentados ao longo do trabalho, é visível que a família acredita na escola enquanto a escola não dá créditos positivos às famílias.
Descrição: ABSTRACT School failure has been the object of study for many years by researchers who seek to identify factors that influence an individual's learning difficulties. In this sense, this study aims to investigate the social factors (family, school and teaching work) that condition the reading and writing difficulties of students at São Luís school in the city of Codó. Therefore, this study analyzes the way in which the school approaches the practices that lead to learning to read and write, as well as the importance that the family gives to the students' schooling process. For this, it was necessary to study a case study of 5 students participating in the Pedagogical Residency program. These students, because although they were already in the 4th and 5th grades, they had quite difficulties in learning to read and write. In this way, this study is using the techniques set up in a field research and case study, with qualitative and quantitative approaches, Thus, the peasant research which was used for data collection or for the use of questionnaires during the interviews conducted with teachers and families., For a better foundation on the theme, we seek theoretical foundations that offer perspectives for some studies about learning difficulties, among them are Gomes (2004), Piletti (2006), Ferreiro (1996) and Soares (1995, 2014, 2017). The data show that teachers have the knowledge that students have difficulties, claiming to work to reduce them ;, teachers highlight the lack of monitoring of families as one of the main reasons for the school to have low levels of education, families that despite the situation sparse, present and have little or no education., however, it is possible to find among family members opinions of we have a family that still see in the study is a solution for children to ascend socially., with these and other data presented throughout the work this, it is visible that the family believes in the school while the school does not give positive credits to the families.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4577
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

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