Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4578
Título: Educação emocional: reflexões e desdobramentos na prática educacional
Título(s) alternativo(s): Emotional education: reflections and developments in educational practice
Autor(es): SILVA, Elaine Conceição da
Palavras-chave: Educação emocional
Práticas de ensino
Ensino-aprendizagem
Emotional education
Teaching practices
Teaching-learning
Data do documento: 25-Ago-2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O presente trabalho apresenta uma abordagem sobre a emoção vinculada ao contexto educacional, tendo por intuito verificar a relação das emoções com as práticas de ensino e a aprendizagem. A pesquisa buscou explicitar a importância de inserir a educação emocional na formação dos educandos em prol de melhores resultados no processo ensino aprendizagem e na vida como um todo. Para averiguar o papel das emoções na escola pesquisada, sua relação com as práticas de ensino e aprendizagem, buscou-se verificar qual as práticas de ensino mais recorrentes na escola, além disso, identificar práticas de ensino baseadas na emoção, bem como, averiguar a importância da emoção para aprendizagem do ponto de vista docente. Na fundamentação da pesquisa destacam-se alguns conceitos imprescindíveis para melhor compreensão do trabalho, especificamente: Inteligência Emocional, Emoção e cognição. A pesquisa apresenta uma abordagem bibliográfica, na qual tem como destaque a produção de autores como Antunes (2012), Fonseca (2016), Goleman (2011), entre outros, que estudam sobre a temática. Assim sendo, o aporte metodológico do trabalho se evidencia em um estudo de caráter qualitativo, sendo uma pesquisa do tipo documental, descritiva e de campo. A pesquisa foi realizada na escola Unidade Integrada de Ensino Renê Bayma, localizada na cidade de Codó-MA, durante o estágio supervisionado no ensino de ciências que ocorreu de 09/2019 a 11/2019. Para coleta de dados, a pesquisa dispõe da entrevista semiestruturada, realizada com seis professores, o questionário, aplicado em 15 alunos do quinto ano e a observação participativa na mesma turma, O estudo mostrou nos resultados que os professores reconhecem a importância de trabalhar com a emoção dos alunos na sala de aula, que trabalham as emoções dos estudantes e que as atividades lúdicas contribuem nesse processo, no entanto foi observado que os professores não trabalham a emoção de forma efetiva e planejada, assim sendo, torna-se propício que os educadores reflitam sobre a relevância de planejar aulas que levem em consideração não somente o cognitivo , mas o emocional. Portanto, a pesquisa demonstrou a importância da educação emocional ser inserida no contexto escolar para melhores condições de aprendizagem e a formação plena dos educandos. É válido pontuar que para o exercício de uma cidadania eficiente é relevante o preparo intelectual e emocional dentre outros aspectos.
Descrição: ABSTRACT The present work presents an approach on emotion linked to the educational context, with the aim of verifying the relationship between emotions and teaching and learning practices. The research sought to explain the importance of inserting emotional education in the education of students in order to achieve better results in the teachinglearning process and in life as a whole. In order to ascertain the role of emotions in the researched school, its relationship with teaching and learning practices, we sought to verify which teaching practices are most recurrent in school, in addition to identifying teaching practices based on emotion, as well as verifying the importance of emotion for learning from the teaching point of view. In the basis of the research, some essential concepts for better understanding of the work are highlighted, specifically: Emotional Intelligence, Emotion and cognition. The research presents a bibliographic approach, which highlights the production of authors such as Antunes (2012), Fonseca (2016), Goleman (2011), among others, who study the theme. Therefore, the methodological contribution of the work is evidenced in a qualitative study, being a documentary, descriptive and field research. The research was carried out at the Renê Bayma Integrated Teaching Unit school, located in the city of Codó-Ma, during the supervised internship in science teaching that took place from 09/2019 to 11/2019. For data collection, the research has a semi-structured interview, carried out with six teachers, the questionnaire, applied to 15 fifth year students and participatory observation in the same class. The study showed in the results that teachers recognize the importance of working with emotion of the students in the classroom, who work the emotions of the students and that the playful activities contribute to this process, however it was observed that the teachers do not work the emotion in an effective and planned way, therefore, it becomes propitious that the educators reflect on the relevance of planning classes that take into account not only the cognitive, but the emotional. Therefore, the research demonstrated the importance of emotional education being inserted in the school context for better learning conditions and the full training of students. It is worth noting that intellectual and emotional preparation, among other aspects, is relevant for the exercise of efficient citizenship.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4578
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELAINE-SILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso744,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.