Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4579
Título: Literatura infantil: uma análise do livro “cabelo de Lelê” de Valéria Belém
Título(s) alternativo(s): Children's literature: an analysis of the book “Lelê's hair” by Valéria Belém
Autor(es): LIMA, Erica dos Santos
Palavras-chave: Literatura infantil
Meninas negras
Representatividade
Children's literature
Black Girls
Representativeness
Data do documento: 17-Nov-2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A literatura infantil é essencial na vida de uma criança, pois através dela, desenvolve-se a sua imaginação, permite a auto identificação quando a mesma se senti representada em cada história, além disso a literatura auxilia na construção identitária, pois a nossa identidade é construída com o meio em que vivemos. Mas a literatura precisa ser escolhida e trabalhada, com o objetivo de trazer igualdade e especificamente abordar mais a representatividade negra. Muitas crianças sofrem com a discriminação dentro do ambiente escolar, onde a visão dos negros na maioria das vezes está ligada a escravidão, quando o olhar é direcionado para a estética, as pessoas negras, são consideradas como fora dos padrões de beleza da sociedade, e dentro desse contexto, o cabelo crespo é tido como cabelo ruim, estereotipado como com os mais diversos apelidos. Diante disso, este trabalho faz a análise do livro “Cabelo de Lelê”, da autora Valéria Belém, buscando a reflexão sobre os estereótipos criados acerca do cabelo afro e a discriminação que algumas meninas negras sofrem. Sendo assim tem por objetivo mostrar a falta de representatividade negra na literatura infantil, escolhida pelas escolas, principalmente no que se refere a menina negra e o cabelo cacheado ou crespo. Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica, as leituras feitas mostram o quanto há necessidade de literatura infantil com histórias e ilustrações sobre os negros, que deve haver representação de valor das diversas classes, mostrando os mais variados padrões de beleza, para que assim a menina negra se sinta representada e tenha uma melhor aceitação de si. Os autores de base dessa pesquisa são: Valéria Belém (2007) Bauman (2005), Hall(2006) Assis e Canen (2003), Barreiros e Viera (2015), Junior e Tauchen (2017), Lajolo (2008), Candau (2010), Gomes (2006).
Descrição: ABSTRACT Children's literature is essential in a child's life, because through it, their imagination develops, allows self-identification when they felt represented in each story, in addition, literature helps in the construction of identity, because our identity is built with the environment in which we live. But literature needs to be chosen and worked on, with the aim of bringing equality and specifically addressing more black representation. Many children suffer from discrimination within the school environment, where the vision of blacks is most often linked to slavery, when the look is directed to aesthetics, black people are considered to be outside the standards of beauty in society, and within this context, curly hair is considered bad hair, stereotyped as “pixaim” and “bombril”. Therefore, this work analyzes the book “Cabelo de Lelê”, by the author Valéria Belém, seeking to reflect on the stereotypes created about afro hair and the discrimination that some black girls suffer. Therefore, it aims to show the lack of black representation in children's literature, chosen by schools, especially with regard to black girls and curly or curly hair. This work is a bibliographic research, the readings made show how much there is a need for children's literature with stories and illustrations about blacks, that there must be a representation of value from different classes, showing the most varied standards of beauty, so that the black girl feel represented and have a better acceptance of yourself. The basic authors of this research are: Valéria Belém (2007) Assis and Canen (2003), Barreiros and Viera (2015), Junior and Tauchen (2017), Lajolo (2008), Candau (2010).
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4579
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERICA-LIMA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso531,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.