Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4580
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUSA, Erica Queiroz de-
dc.date.accessioned2021-05-06T13:14:48Z-
dc.date.available2021-05-06T13:14:48Z-
dc.date.issued2020-08-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4580-
dc.descriptionABSTRACT The drawings that were recorded on the walls of the caves have often been used by humans as a way of expressing themselves and communicating. Today is no different, as art is present in everyday life where it is possible to represent our way of being, acting and thinking. It is understood that the artistic expression, through drawing initiated in the first years of life, becomes important, as it is part of the representation process where the child communicates and expresses his thoughts, feelings with the world and people around him . Based on this premise, this monograph is based on the following question: What is the influence of drawing on the child's emotional development process? In this context, the general objective of this investigation is to understand why it becomes important to artistic expression through drawing, in child development, thus analyzing the benefits acquired during the child's development process, thus identifying its influence on development child's emotional state. To this end, a bibliographic search was carried out, in which we sought authors known as references in the aria of early childhood education, knowing a little about the child's drawing, childhood and the opinions of scholars, to investigate the contributions of drawing in children's learning. I could not identify these contributions without knowing the objectives and paths taken by Early Childhood Education, some aspects of children's development and learning to identify the benefits of drawing, for this reason it was reflected with some authors defending their contributions in children's learning such as: Lowenfeld, Brittain (1977); Ferreira (2008); Hanauer (2011); Crotti, Magni (2011); Derdyk (1989); Moreira (2008); Piaget (1976); Cox (2007 and 2010); Nicolau (2008); Vygotsky (1982); Rosa (2016); Mèredieu (2006); Iavelberg (2013); Costa (2006); Correia (2006); Lima (2018); Bezerra (2016); Beilfuss (2015); Botelho (2018); Oliveira (2014); Nicolau (2004); Novais, Neves (2004); Ghth (2013). Furthermore, a documentary research such as the (PCN in arts) was used; (BNCC); (RCNEI); (LDB) and (Ministry of Education 2007). In addition, a questionnaire was conducted with teachers of early childhood education and with the Coordinator of Early Childhood Education of Codó where a link to a google form was presented via the Whatzapp route. In addition to the questionnaire, there was a brief presentation of the book “Pequenos authors, Lindas stories of Codó”. In this way, it was possible to understand that drawing has an influence on the child's emotional development process, as it becomes an essential instrument for the child's development, whether expressive, communicative, imaginative, affective or emotional.pt_BR
dc.description.abstractOs desenhos que foram registrados nas paredes das cavernas, muitas vezes foi utilizado pelo ser humano como uma forma de se expressar e comunicar. Nos dias de hoje não é diferente, pois a arte está presente no dia-a-dia onde é possível representar o nosso modo de ser, agir e pensar. Entende-se que, a manifestação artística, por meio do desenho iniciada nos primeiros anos de vida se torna importante, pois faz parte do processo de representação onde a criança se comunica e expressa os seus pensamentos, sentimentos com o mundo e pessoas à sua volta. Partindo dessa premissa, esta monografia baseia-se no seguinte questionamento: Qual a influência do desenho no processo de desenvolvimento emocional da criança? Nesse contexto constitui-se como objetivo geral desta investigação compreender o porquê se torna importante à manifestação artística por meio de desenho, no desenvolvimento infantil, analisando assim quais os benefícios adquiridos durante o processo de desenvolvimento da criança identificando, deste modo a sua influência no desenvolvimento emocional da criança. Para tanto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica, onde se buscou autores conhecidos como referência na ária da educação infantil, conhecendo um pouco sobre o desenho da criança, a infância e as opiniões de estudiosos, para investigar as contribuições do desenho na aprendizagem infantil. Não poderia identificar estas contribuições sem conhecer os objetivos e caminhos percorridos pela Educação Infantil, alguns aspectos do desenvolvimento e aprendizagem das crianças para identificar os benefícios do desenho, para isso se refletiu com alguns autores defensores de suas contribuições na aprendizagem das crianças como: Lowenfeld, Brittain (1977); Ferreira (2008); Hanauer (2011); Crotti, Magni (2011); Derdyk (1989); Moreira (2008); Piaget (1976); Cox (2007 e 2010); Nicolau (2008); Vygotsky (1982); Rosa (2016); Mèredieu (2006); Iavelberg (2013); Costa (2006); Correia (2006); Lima (2018); Bezerra (2016); Beilfuss (2015); Botelho (2018); Oliveira (2014); Nicolau (2004); Novais, Neves (2004); Ghth (2013) . Mais também, foi utilizado uma pesquisa documental como os (PCN em artes); (BNCC); (RCNEI); (LDB) e (Ministério da Educação 2007). Além disso, foi realizado um questionário com professoras da educação infantil e com a Coordenadora da Educação Infantil de Codó onde foi apresentado um link de um formulário do google através da via Whatzapp. Além do questionáro, foi realizada uma breve apresentação do livro “Pequenos autores, Lindas histórias de Codó”. Desse modo, foi possível compreender que o desenho tem influência no processo de desenvolvimento emocional da criança, pois se torna um instrumento essencial para o desenvolvimento da mesma, seja ela, expressiva, comunicativa, imaginativa, afetiva ou emocional.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectDrawingpt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.titleO Desenho Na Educação Infantil: a arte de expressar a imaginaçãopt_BR
dc.title.alternativeDrawing in Early Childhood Education: the art of expressing imaginationpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERICA-SANTOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.