Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4581
Título: O afeto nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva docente
Título(s) alternativo(s): Affection in the early years of elementary school from a teaching perspective
Autor(es): DIAS, Estela Marques
Palavras-chave: Afetividade
Professor-Aluno
Processo ensino- aprendizagem
Affectivity
Teacher student
Teaching-learning process
Data do documento: 24-Nov-2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O tema abordado nesta pesquisa diz respeito a afetividade na relação professor-aluno. Tendo como objetivos averiguar o olhar do professor acerca da afetividade na Unidade Escolar Comunitária Codó-Novo de Codó, Maranhão; abordar as contribuições da afetividade para o processo ensino e aprendizagem; e, refletir como a presença do afeto nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode contribuir para o desenvolvimento integral dos educandos. Baseado nisso, como aporte teórico foi utilizado autores como: Cunha (2017); Piletti (2006); GratiotAlfandéry (2010) entre outros autores que tratam sobre a temática; além da consulta à Base Nacional Comum Curricular (2017). A pesquisa se deu de forma qualitativa, com observações em sala de aula na turma do 2º ano do Ensino Fundamental anos iniciais, e aplicação de questionário aos docentes da escola investigada. Por meio do estudo realizado, observou-se que apesar dos professores investigados ressignificar o propósito da Educação para que os educandos tenham clareza dos seus projetos de vida e estejam preparados para enfrentar seus projetos de futuro, ainda lhe faltam estratégias para desenvolver as competências socioemocionais.
Descrição: ABSTRACT The theme addressed in this research concerns affectivity in the teacher-student relationship. Aiming to investigate the teacher's view of affectivity in the Codó-Novo Community School Unit in Codó, Maranhão; address the contributions of affectivity to the teaching and learning process; and, reflect how the presence of affection in the early years of elementary school can contribute to the integral development of students. Based on this, authors such as: Cunha (2017); Piletti (2006); Gratiot-Alfandéry (2010) among other authors who deal with the theme; in addition to consulting the National Common Curricular Base (2017). The research took place in a qualitative way, with observations in the classroom in the 2nd year of elementary school class, and the application of a questionnaire to the teachers of the investigated school. Through the study, it was observed that despite the investigated teachers reframing the purpose of Education so that students have clarity of their life projects and are prepared to face their projects for the future, they still lack strategies to develop socioemotional skills.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4581
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTELA-DIAS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso834,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.