Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4582
Título: O ensino de língua inglesa no ensino fundamental do município de Codó-Ma: uma análise do ensino público e privado
Título(s) alternativo(s): English language teaching in primary education in the municipality of Codó-Ma: an analysis of public and private education
Autor(es): FEITOSA, Evandson da Silva
Palavras-chave: Prática docente
Língua inglesa
Educação básica língua inglesa
Educação básica
Teaching practice
English language
Elementary education
Data do documento: 16-Set-2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O ensino de língua inglesa no Brasil se apresenta em um quadro negativo que possui diversas falhas em todos seus aspectos, apresentando um modelo que tem se mostrado ineficiente no que diz respeito tanto ao ensino como a aprendizagem do inglês. Nesse sentido, esta pesquisa visa investigar o ensino de língua inglesa discutindo a realidade do ensino de inglês em escolas públicas e privadas e seus desafios, além registrar a realidade escolar no que se refere as falhas das escolas ao ensinar e à prática na aula de inglês no município de Codó-MA. Diante disso, a pesquisa se faz necessária para podermos discutir a real situação de como se encontra o ensino de língua inglesa no município. Desse modo, a recolha dos dados e a análise são realizadas à luz das teorias descritivas sobre o ensino de língua inglesa. O trabalho tem por base um levantamento bibliográfico na qual utiliza autores que abordam o ensino de inglês em suas pesquisas como: Jorge (2009), Bernardo (2002), Coelho (2005), Santos (2012). Assim é realizada a análise entre os autores e os dados coletados na pesquisa, comparando a fala dos autores e o trabalho docente. Os dados foram coletados junto a professores de língua inglesa por meio de fichas eletrônicas. Os dados coletados demonstram problemas que ainda permanecem na prática do ensino de língua inglesa, em contra partida existem algumas iniciativas para transformar a realidade da língua inglesa no que diz respeito ao ensino e aprendizagem do inglês.
Descrição: ABSTRACT English language teaching in Brazil presents itself in a negative context that has several flaws in all its aspects, presenting a model that has been shown to be inefficient to regard to both teaching and learning English. In this sense, this research aims to investigate the teaching of the English language by discussing the reality of teaching English in public and private schools and their challenges, in addition to registering the school reality with regard to the failures of schools in teaching and practicing in the English class. in the municipality of Codó-MA. Therefore, the research is necessary to be able to discuss the real situation of the teaching of English language in the municipality. Thus, data collection and analysis are carried out in the light of descriptive theories on English language teaching. The work is based on a bibliographic survey in which it uses authors who approach the teaching of English in their research such as: Jorge (2009), Bernardo (2002), Coelho (2005), Santos (2012). Thus, the analysis between the authors and the data collected in the research is carried out, comparing the speech of the authors and the teaching work. Data were collected from Englishspeaking teachers using electronic forms. The data collected demonstrate problems that remains in the practice of teaching English, however, there are some initiatives to transform the reality of the English language regarding teaching and learning English.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4582
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVANDSON-FEITOSA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso459,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.