Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4585
Título: | Formação de leitores literários no ensino fundamental: uma investigação na escola Santa Filomena em Codó-Ma |
Título(s) alternativo(s): | Formation of literary readers in elementary school: an investigation at Santa Filomena school in Codó-Ma |
Autor(es): | MARANHÃO, Irla Soares |
Palavras-chave: | Leitura literária Formação de leitores Prática docente Literary reading Training of readers Teaching practice |
Data do documento: | 31-Jul-2020 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | O retrato da realidade da leitura no Brasil mostra um número decrescente de leitores profícuos o que por sua vez é uma consequência de um modelo educacional que tem se mostrado ineficaz no que tange à leitura e à escrita. Nessa perspectiva, este trabalho busca compreender o processo educativo no que diz respeito a formação de leitores literários a partir da visão de alguns professores que lecionam nos anos iniciais do ensino fundamental, na escola municipal Santa Filomena em Codó, MA. A partir disso, a pesquisa visa investigar como ocorre o processo de formação de leitores e, sobretudo, o incentivo para a prática de leitura literária dentro de três turmas do ensino fundamental menor, analisando a visão de cada docente entrevistada acerca da importância da inserção da leitura literária dentro da sala de aula. O trabalho tem como base teórica autores cujos trabalhos se voltam para a leitura e para a formação de alunos leitores, dentre eles Coelho (2000), Cosson (2014; 2019), Cunha (1999) e Silva (1998; 2008) entre outros. A partir dos pressupostos apresentados por estes autores, busca-se analisar a formação de leitores na cidade de Codó a partir de um viés teórico-metodológico, comparando teoria e prática a fim de identificar os principais fatores que incidem na realidade da formação de leitores no Brasil. Os dados mostram que existem algumas problemáticas ainda vigente no lócus da pesquisa, assim como existem ideias e práticas importantes para mudar o quadro da sala de aula no que se refere à formação de leitores e escritores. |
Descrição: | ABSTRACT The portrait of the reality of reading in Brazil shows a decreasing number of regular readers, which in turn is a consequence of an educational model that has been shown to be ineffective in terms of reading and writing. In this perspective, this work seeks to understand the educational process with regard to the formation of literary readers from the perspective of some teachers who teach in the early years of elementary school, at the municipal school Santa Filomena in Codó, MA. Based on this, the research aims to investigate how the process of training readers and, above all, the encouragement and practice of literary reading within three classes of lower elementary education, analyzing the view of each teacher interviewed about the importance of inserting literary reading within the classroom. The theoretical basis of the work is the authors whose works focus on the reading and training of student readers, among them Coelho (2000), Cosson (2014; 2019), Cunha (1999) and Silva (1998; 2008). Based on the assumptions presented by these authors, I seek to analyze the formation of readers in the city of Codó from a theoretical-methodological perspective, comparing theory and practice in order to identify the main factors that affect the reality of the formation of readers in Brazil. The data show that there are some problems still in force at the locus of the research, as well as there are important ideas and practices to change the framework of the classroom with regard to the training of readers and writers. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4585 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IRLA-MARANHAO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 348,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.