Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4586
Título: A presença da leitura literária na escola Lalá ramos da cidade de Codó, Maranhão
Título(s) alternativo(s): The presence of literary reading at Lalá ramos school in the city of Codó, Maranhão
Autor(es): OLIVEIRA, Jarlene da Silva
Palavras-chave: Leitura literária
Concepções e práticas pedagógicas
Formação do leitor
Literary reading
Pedagogical conceptions and practices
Reader training
Data do documento: 18-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O presente estudo buscou como objetivo compreender o uso da leitura literária no espaço escolar a partir da concepção dos docentes da Escola Municipal Lalá Ramos de Codó, Maranhão. O processo metodológico da pesquisa ocorreu em três momentos: primeiramente, foi feito um recorte bibliográfico a partir de autores que versam sobre a literatura e leitura literária como Máximo (2014); Torres (2015); Bernardino e Nogueira (2012); Cosson (2006 e 2014); Paiva, Paulino e Passos (2006); Paiva e Oliveira (2010); Paiva, Martins, Paulino e Versiani (2005); Silva e Paulinelli (2017); Silva (2003 e 2011), Zilberman (2003) entre outros autores que discorrem sobre a presença da leitura literária em sala de aula, professores mediadores e sua contribuição no processo ensino aprendizagem. A pesquisa também se fundamentou em documentos legais como a Constituição Federal de 1988; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei nº 9394/96 (LDB); Referencial Curricular Nacional Para Educação Infantil de 1998 (RCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No segundo momento, foi realizado um trabalho de campo durante três meses de observação em uma turma do quinto ano do turno vespertino da Escola Lalá Ramos na cidade de Codó-MA. E o terceiro momento, utilizou-se da aplicação de um questionário semiestruturado direcionadas a 9 profeores do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, no que tange a percepção do uso da leitura literária em sala de aula, sua contribuição na vida escolar e para formação social do indivíduo. Durante as observações realizadas, foi possível perceber dois momentos distintos de leitura intitulados como: a leitura didática pedagógica, leitura informativa. Do memo modo, há momentos dentro da escola destinados ao trabalho com a leitura literária, que é o projeto de leitura que acontece uma vez por ano na escola, onde a culminância é em um dia específico da semana, o qual é feita uma dramatização pelos próprios alunos da escola que envolve os dois turnos que acontece sempre no pátio da escola. Já mediante as análises dos questionários, os professores deixaram evidente o trabalho com leitura literária em alguns momentos dentro da sala de aula, é notório a importância da presença da leitura iterária, pois os alunos lembram das primeiras leituras que são apresentadas para eles, refletindo também esse trabalho em seus processos ensino aprendizagem. A leitura literária em sala de aula, sua contribuição na vida escolar e para formação social do indivíduo. A equipe escolar conta com o quadro de 25 professores, mas participaram desta pesquisa dez de doze docentes do turno matutino.
Descrição: ABSTRACT The present study sought to understand the use of literary reading in the school space from the conception of the teachers of the Municipal School Lalá Ramos de Codó, Maranhão. The research methodological process took place in three moments: first, a bibliographic cut was made from authors who deal with literature and literary reading as Máximo (2014); Torres (2015); Bernardino and Nogueira (2012); Cosson (2006 and 2014); Paiva, Paulino and Passos (2006); Paiva and Oliveira (2010); Paiva, Martins, Paulino and Versiani (2005); Silva and Paulinelli (2017); Silva (2003 and 2011), Zilberman (2003) among other authors who discuss the presence of literary reading in the classroom, mediating teachers and their contribution to the teaching-learning process. The research was also based on legal documents such as the 1988 Federal Constitution; Education Guidelines and Bases Law Law No. 9394/96 (LDB); 1998 National Curriculum for Early Childhood Education (RCNEI) and the National Common Curricular Base (BNCC). In the second stage, fieldwork was carried out during three months of observation in a class of the fifth year of the afternoon shift at Escola Lalá Ramos in the city of Codó-MA. And the third moment, we used the application of a semi-structured questionnaire directed to 9 teachers from the first to the fifth year of elementary school, regarding the perception of the use of literary reading in the classroom, their contribution in school life and for training individual's social status. During the observations made, it was possible to perceive two distinct moments of reading entitled as: didactic pedagogical reading, informative reading. In the same way, there are moments inside the school destined to work with literary reading, which is the reading project that happens once a year at school, where the culmination is on a specific day of the week, which is dramatized by students of the school that involves the two shifts that always happens in the school yard. Through the analysis of the questionnaires, the teachers made evident the work with literary reading in some moments inside the classroom, it is notorious the importance of the presence of iterative reading, because the students remember the first readings that are presented to them, also reflecting this work in their teaching-learning processes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4586
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

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