Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4587
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Jeane Santana da-
dc.date.accessioned2021-05-06T14:54:12Z-
dc.date.available2021-05-06T14:54:12Z-
dc.date.issued2020-07-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4587-
dc.descriptionABSTRACT This research aims to analyze the trajectory of student mothers in the pedagogy course at Universidade Federal de Maranhão UFMA-Campus VII Codó, about the challenges faced by university mothers. Therefore, it is intended to also understand elements related to the academic scenario that reaffirm gender inequality besides associating the social responsibilities linked to the university to the emancipatory process of being a woman who emphasize in their narratives the relationships and challenges about empowerment in the academic space in this municipality. Thus, the methodological procedures used to deepen the research, were divided into two moments: in the first moment, a bibliographic review was carried out on the issues of gender, women and motherhood, also life trajectories, using the GONÇALVES (2006); RODRIGUES (2012), FERREIRA (1999) among others, after that, an on-site survey was carried out with university mothers from the pedagogy course in UFMA-Campus VII Codó. Finally, this research showed the look of Student Assistance to better understand the different maternity hospitals and their challenges and overcoming in relation to academic life.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo analisar a trajetória das mães discentes no curso de pedagogia na Universidade Federal de Maranhão UFMA-Campus VII Codó, acerca dos desafios encontrados pelas mães universitárias. Para tanto, pretende-se compreender também elementos relacionados ao cenário acadêmico que reafirmam a desigualdade de gêneros, além de associar as responsabilidades sociais vinculadas à universidade ao processo emancipatório do ser mulher, que enfatizam em suas narrativas as relações e os desafios sobre o empoderamento no espaço acadêmico neste município. Desse modo, os procedimentos metodológicos utilizados para aprofundar a pesquisa, foram divididos em dois momentos: no primeiro momento foi realizada uma revisão bibliográfica acerca das questões de gênero, mulheres e maternidade, também trajetórias de vida, utilizando o referencial de GONÇALVES (2006); RODRIGUES (2012), FERREIRA (1999) entre outros, posterior a isso, foi realizada uma pesquisa in loco com as mães universitárias do curso de pedagogia da UFMA-Campus VII Codó. Por fim, essa pesquisa evidenciou o olhar da Assistência Estudantil para conhecer melhor as diferentes maternidades e seus desafios e superações em relação a vida acadêmica.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectMaternidadept_BR
dc.subjectTrajetória acadêmicapt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectMaternitypt_BR
dc.subjectAcademic trajectorypt_BR
dc.titleA maternidade na trajetória universitária: desafios percorridos pelas discentes de pedagogia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA Campus VII Codópt_BR
dc.title.alternativeMotherhood in the university trajectory: challenges faced by students of pedagogy at the Federal University of Maranhão - UFMA Campus VII Codópt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JEANE-SILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso223,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.