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http://hdl.handle.net/123456789/4589
Título: | A importância da literatura infantil para a construção identitária das meninas negras |
Título(s) alternativo(s): | The importance of children's literature for the identity construction of black girls |
Autor(es): | SANTOS, Márcia Valéria Ribeiro dos |
Palavras-chave: | Literatura Infantil Meninas negras Identidade Children's Literature Black girls Identity |
Data do documento: | 20-Dez-2019 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | A Literatura infantil é de suma importância na construção de conhecimentos e desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento, pois é por meio do ensino literário que a criança começa a despertar a sua imaginação, ela faz uma junção com a história contada e a sua realidade vivenciada. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva analisar três livros de literatura infantil ―Menina bonita do laço de fita‖ da autora Ana Maria Machado, (1986), ‖Meninas negras‖ da autora Madu Costa (2010) e ‖Cabelo ruim?‖ da autora Neusa Baptista (2010), com o intuito de refletir acerca da representatividade da menina negra na literatura infantil. Os livros citados vão fazer uma reflexão sobre como as meninas negras são representadas dentro da literatura infantil, a cor da pele, a importância da literatura infantil afro- brasileira e africana na construção de identidade do alunado. Os livros escolhidos das autoras mencionados são escritos por mulheres negras no qual trazem um contexto histórico nos ensinar os costumes e a cultura de meninas negras. Nesse sentido a metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, utilizando as autoras e os livros já citados. A partir das leituras, foi possível perceber que a literatura é relevante para a formação de um cidadão critico, assim como, auxilia no desenvolvimento social e construção identitária da criança. A análise dos livros também trás uma reflexão sobre uma literatura infantil que colabora na construção identitária da criança negra, pois é dentro da sala de aula que a criança negra começa a se sentir valorizada, respeitada e a aceitação de si própria da sua cor, sua cultura, cabelo crespo, e seus costumes, também permite que as crianças de cor diferente reflitam sobre o respeito, as ações preconceituosas. Diante disso utilizou-se como embasamento teórico alguns autores entre eles Roger Chatier (1991), Domício Proença (2004), Nelly Coelho (1991), Manuel Castells (2008) e Ruth Barreiros (2011). |
Descrição: | ABSTRACT Children's literature is of paramount importance in the construction of knowledge and development of the process of literacy and literacy, because it is through literary teaching that the child begins to awaken his imagination, he makes a junction with the story told and his lived reality. . In this sense, the present article aims to analyze three children's literature books ―Beautiful Girl with Ribbon Bow‖ by author Ana Maria Machado (1986), ―Black Girls‖ by author Madu Costa (2010) and ―Bad Hair?‖ By author Neusa Baptista (2010), in order to reflect on the representativeness of the black girl in children's literature. The books cited will reflect on how black girls are represented within children's literature, the color of their skin, the importance of children's black literature in the construction of identity, and the values of what it is to be a black woman, the chosen books. of the authors mentioned are written by black women in which they bring a historical context to teach us the customs and culture of black girls. In this sense the methodology used was a bibliographic research, using the authors and the books already cited. From the readings, it was possible to realize that the literature is relevant to the formation of a critical citizen, also helps in the social development and identity construction of the child, the analysis of books also brings a reflection on a children's literature that collaborates in the identity construction of the child. black child, as it is within the classroom that the black child begins to feel valued, respected and self-acceptance of his color, culture, curly hair, and customs also allows children of a different color to reflect about respect, prejudiced actions. Thus, some authors were used as theoretical basis, among them Roger Chatier (1991), Domicio Proença (2004), Nelly Coelho (1991), Manuel Castells (2008) and Ruth Barreiros (2011). |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4589 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
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