Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4590
Título: O grafismo infantil e sua relação com a escrita: uma experiência vivida na Associação Pestalozzi de Codó - MA
Título(s) alternativo(s): Children's graphics and their relationship with writing: an experience lived at the Pestalozzi Association of Codó - MA
Autor(es): NOVAES, Maria de Fátima Braga
Palavras-chave: Desenho infantil
Escrita
Professor
Arte
Children's drawing
Writing
Teacher
Art
Data do documento: 17-Set-2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O grafismo infantil é a primeira forma de escrita representada pela criança antes mesmo de ser alfabetizada, é mediante os desenhos que são representados os sentimentos, desejos, a imaginação e fatos vivenciados em sua vida. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a relação do grafismo com a escrita de alunos do segundo ano, anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Lalá Ramos da cidade de Codó-MA. Para tanto, também será investigado o contexto histórico da arte e da escrita, assim como será verificada a concepção dos professores desta instituição de ensino no que diz respeito à importância do desenho para o desenvolvimento da criança. Neste contexto, esta pesquisa foi realizada de acordo com as seguintes modalidades: pesquisa bibliográfica e pesquisa etnográfica. Na primeira modalidade, foram feitas leituras em documentos oficiais do ensino, como os Parâmetros Curriculares Nacionais - Arte (1997), Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998), Base Comum Curricular para o Ensino Infantil e Fundamental (2017), assim como, foram feitas leituras em periódicos, monografias, dissertações e livros que envolvem a temática em análise. Na segunda modalidade, foram realizadas observações, experiência com grafismo espontâneo e direcionado com os alunos do segundo ano e entrevista com os professores da escola citada anteriormente. Deste modo, foi aplicado um questionário para obtenção dos dados composto por oito perguntas. Após a pesquisa bibliográfica e a pesquisa etnográfica, foram realizadas análises e discussões sobre os dados alcançados. Com isso, foi possível constatar que o processo de evolução da arte à escrita passou por diversas nuances até ser criado a escrita alfabética, além disso, conclui-se que o desenho é importante para desenvolvimento integral da criança e, quando praticado na sala de aula, este espaço deve ser estimulante e proporcionar sensação de bem-estar para criança durante suas criações. O professor nesse contexto deve incentivar seus alunos a criarem seus próprios desenhos, conhecer as fases de evolução do grafismo para assim interpretar os desenhos dos alunos. Este trabalho monográfico possibilitou também perceber a relação entre desenho e escrita presentes nos desenhos dos alunos do segundo ano. Enfim, esta pesquisa nos levou a refletir sobre aspectos concernentes ao desenho infantil e sua relação com escrita, e como o desenho é importante para o desenvolvimento gráfico e integral da criança.
Descrição: ABSTRACT Children's graphics are the first form of writing represented by the child even before being literate, it is through drawings that the feelings, desires, imagination and facts experienced in his life are represented. In this sense, the present research has the general objective of analyzing the relationship between graphics and the writing of second year students, early years of Elementary School at Escola Lalá Ramos in the city of Codó-MA. To this end, the historical context of art and writing will also be investigated, as well as the conception of the teachers of this educational institution will be verified with regard to the importance of drawing for the child's development. In this context, this research was carried out according to the following modalities: bibliographic research and ethnographic research. In the first modality, readings were made in official teaching documents, such as the National Curriculum Parameters - Art (1997), National Curriculum Reference for Early Childhood Education (1998), Common Curricular Base for Early Childhood and Elementary Education (2017), as well as, readings were made in periodicals, monographs, dissertations and books involving the subject under analysis. In the second modality, observations were made, experience with spontaneous and directed graphics with second year students and interviews with teachers from the school mentioned above. Thus, a questionnaire was applied to obtain the data, consisting of eight questions. After bibliographic research and ethnographic research, analyzes and discussions were carried out on the data obtained. With that, it was possible to verify that the process of evolution from art to writing went through several nuances until the creation of alphabetic writing, in addition, it is concluded that drawing is important for the integral development of the child and, when practiced in the classroom, this space should be stimulating and provide a feeling of well-being for children during their creations. In this context, the teacher must encourage his students to create their own drawings, to know the phases of evolution of the graphics in order to interpret the students' drawings. This monographic work also made it possible to perceive the relationship between drawing and writing present in the drawings of second year students. Anyway, this research led us to reflect on aspects concerning children's drawing and its relationship with writing, and how drawing is important for the child's graphic and integral development.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4590
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA DE FATIMA-NOVAES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.