Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4591
Título: Contribuições do letramento digital para o processo ensino aprendizagem: desafios de sala de aula
Título(s) alternativo(s): Contributions of digital literacy to the teaching-learning process: classroom challenges
Autor(es): PEREIRA, Maria Laiane Monteiro
Palavras-chave: Letramento digital
Ensino aprendizagem
Contexto escolar
Digital literacy
Teaching learning
School context
Data do documento: 9-Nov-2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Os letramentos digitais são competências e práticas individuais e sociais fundamentais para analisar, expor, distribuir e elaborar sentido produtivo nos meios de informação digital e estão ligadas a ambas as necessidades, ou seja, capacidades essenciais que os alunos necessitam adquirir para sua plena atuação na sociedade além da sala de aula. Neste sentido, a pesquisa teve como finalidade investigar como ocorrem as práticas de letramentos digitais no espaço escolar e quais suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem. Em continuidade, o trabalho ocorreu por meio de pesquisa de campo realizadas em Codó 3 escolas, na Escola Rosângela Maria Moura Freitas, Escola Rosalina Zaidan e Escola Municipal Santa Filomena em Codó - Ma e recorte bibliográfico, baseado nos seguintes autores Gama (2012); Marzari (2014); Dudeney, Hockly e Pegrum (2016); Rezende (2016) Para estes autores, é de extrema importância o trabalho com os letramentos digitais na escola, pois possibilita ao aluno formação profissional, social e pessoal. Portanto, as novas tecnologias vêm se tornando cada vez mais comum e presente em nossa sociedade e no âmbito escolar, visto que as práticas de letramentos digitais ainda é um grande desafio encontrado na escola, uma vez que, a escola escolas não possui estruturas adequadas. Ainda sim, é relevante que a escola ofereça subsídios necessários para que os educandos venham usufruir dos letramentos digitais, pois a sociedade está em está em constante transformações exigindo dos indivíduos renovações.
Descrição: ABSTRACT Digital literacy is a fundamental individual and social competency and practice for analyzing, exposing, distributing, and producing meaning in the digital media and is linked to both needs, that is, essential skills that students need to acquire for their full performance in society. beyond the classroom. In this sense, the research aimed to investigate how digital literacy practices occur in the school space and what their contributions to the teaching and learning process. Continuing, the work took place through field research (questionnaires) at Rosângela Maria Moura Freitas School, Rosalina Zaidan School and Santa Filomena Municipal School and bibliographic clipping, based on the following authors Gama (2012); Henman (2013); Marzari (2014); Dudeney, Hockly and Pegrum (2016); Rezende (2016) and Xavier (UFPE). For these authors, it is extremely important to work with digital literacy at school, as it enables students to have professional, social and personal training. Therefore, new technologies are becoming increasingly common and present in our society and in the school environment, as digital literacy practices are still a major challenge found in schools, since school schools do not have adequate structures. Still, it is relevant that the school offers necessary subsidies for students to enjoy digital literacy, because society is in constant transformation demanding from individuals’ renewals.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4591
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA LAIANE-PEREIRA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso288,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.