Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4592
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dc.contributor.authorReis, Maria Léia da Silva dos-
dc.date.accessioned2021-05-07T14:45:22Z-
dc.date.available2021-05-07T14:45:22Z-
dc.date.issued2020-11-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4592-
dc.descriptionABSTRACT The immersion of playfulness in the educational environment is something indispensable for the teaching-learning process, since it is through games, toys and games that children develop their skills and abilities. In this sense, the research aimed to verify the contribution of playfulness in the pre-II class of the Maria Luiza Araújo Silva Child Education Center (CMEI) in Codó-MA. In addition, an attempt was also made to analyze the perspective of school teachers about playfulness in early childhood education; identify the main methodologies used by teachers and, finally, ascertain the challenges of working with children in Early Childhood Education, focusing on playfulness. The research aimed to answer the following question: What are the contributions of playfulness to the teaching-learning process? Therefore, the research was of a qualitative nature and the methodological support for investigation occurred through field research carried out at CMEI Maria Luiza Araújo Silva using observation as a technique. The instrument used to verify the data occurred from the application of questionnaires and as a procedure to talk to the children of the pre-II class, a bibliographical cut was also made based on the authors Kishimoto (2016); Gadotti (2011); Bacelar (2009); Libâneo (2010); Luckesi (2005); Morais (2014) in addition to analysis of normative documents such as the Federal Constitution of 1988; National Education Guidelines and Bases Law (LDB Law No. 9,394 / 96); National Curriculum Reference for Early Childhood Education (RCNEI); National Common Curricular Base (BNCC) among others. For these authors and legal documents, the use of playful activities in the classroom space is of fundamental importance for the development of children's skills, especially in the first stage of basic education, because in this phase children are constantly learning. The research demonstrated through the questionnaire data and through the mediated conversation with the children that playfulness is part of the routine of CMEI teachers Maria Luiza Araújo Silva. During the observation period in the classroom, it was observed that recreational activities are not used on a daily basis, given that there was a greater use regarding the use of the textbookpt_BR
dc.description.abstractA imersão do lúdico no ambiente educacional é algo indispensável para o processo ensino aprendizagem, visto que é por intermédio dos jogos, brinquedos e brincadeiras que as crianças desenvolvem suas competências e habilidades. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo geral verificar a contribuição da ludicidade na turma do pré-II do Centro de Educação Infantil Maria Luiza Araújo Silva (CMEI) em Codó-MA. Além disso, buscou-se ainda fazer uma análise da perspectiva dos docentes da escola a cerca da ludicidade na Educação Infantil; identificar as principais metodologias utilizadas pelos docentes e por fim, averiguar os desafios de trabalhar com o lúdico na Educação Infantil tendo como foco a ludicidade. A pesquisa teve como finalidade responder a seguinte indagação: Quais contribuições da ludicidade para o processo ensino aprendizagem? Portanto, a pesquisa foi de cunho qualitativo e o aporte metodológico para investigação ocorreu através de pesquisa de campo realizada no CMEI Maria Luiza Araújo Silva tendo como técnica a observação. O instrumento utilizado para verificação dos dados ocorreu a partir de aplicação de questionários e como procedimento conversa com as crianças da turma pré-II, fez-se também um recorte bibliográfico baseado nos autores Kishimoto (2016); Gadotti (2011); Bacelar (2009); Libâneo (2010); Luckesi (2005); Morais (2014) além de análise dos documentos normativos como a Constituição Federal de 1988; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei n° 9.394/96); Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI); Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dentre outros. Para estes autores e documentos legais o uso de atividades lúdicas no espaço da sala de aula é de fundamental importância para o desenvolvimento de competências das crianças, principalmente, na primeira etapa da educação básica, pois nesta fase as crianças estão em constante aprendizado. A pesquisa demonstrou através dos dados dos questionários e através da conversa mediada com as crianças que a ludicidade faz parte da rotina dos professores do CMEI Maria Luiza Araújo Silva. Durante o período de observação na sala de aula, foi observado que as atividades lúdicas não são utilizadas cotidianamente, haja visto que havia uma utilização maior quanto ao uso do livro didático.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectTeaching teachingpt_BR
dc.titleLudicidade na educação infantil: aprendizagem e desenvolvimento no Centro de Educação Infantil em Codó, Maranhãopt_BR
dc.title.alternativePlayfulness in early childhood education: learning and development at the Early Childhood Education Center in Codó, Maranhãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

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