Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4593
Título: Leitura e escrita na educação infantil: contexto e uso do livro didático em sala de aula
Título(s) alternativo(s): Reading and writing in early childhood education: context and use of textbooks in the classroom
Autor(es): RAMOS, Nayane da Cruz Queiroz
Palavras-chave: Livro didático
Lúdico
Educação Infantil
Textbook
Ludic
Child education
Data do documento: 4-Set-2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A Educação Infantil é uma etapa primordial na vida escolar dos estudantes, ela é base para as demais etapas, sendo assim, é essencial que a aprendizagem seja realizada com eficiência, priorizando o desenvolvimento integral das crianças. Além disso, é imprescindível um cuidado criterioso quanto aos instrumentos e metodologias que serão adotadas para obter eficácia no processo de aprendizado dos estudantes. Em virtude disso, inúmeras discussões têm sido realizadas sobre as práticas pedagógicas que facilitem esse processo e que garantam o desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos. Na Educação Infantil preza-se pelo lúdico, com brincadeiras, jogos, músicas e danças, mas observa-se que os professores ainda utilizam o livro didático como um instrumento mediador do processo de aprendizagem, e para que essa ferramenta proporcione resultados em sala de aula é necessário que contemple alguns critérios. Diante disso, o presente trabalho teve como foco uma pesquisa qualitativa, do tipo documental que visou analisar o livro didático utilizado por uma turma do nível Pré II, intitulado “Aprender Construindo 3” das autoras Iana Mamede e Amelia (2014), para verificar qual a concepção de leitura e escrita presente no livro didático da Educação Infantil do Município de Codó-MA. Foi realizada também uma pesquisa de campo na escola Municipal Reinaldo Zaidan , com o intuito de observar na turma como ocorre o desenvolvimento da leitura e escrita. Ademais, foi aplicado um questionário com as professoras da Educação Infantil da escola para averiguar a opinião delas sobre a escolha, importância e frequência da utilização do livro didático e por fim uma entrevista com a coordenadora da Educação Infantil do município, objetivando informações sobre o processo de escolha do livro didático para a cidade. O trabalho teve como aporte teórico o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) Diretrizes Nacionais Curriculares para Educação Infantil (DCNEI), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além dos autores Ferreiro (1985), Gatti Júnior (2004), Choppin (2004) e Rodrigues e Gama (2014) entre outros. Com esta pesquisa conclui-se que as professoras reconhecem a importância dessa ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem, se usado de maneira correta no ambiente escolar. Também, verificouse que o livro mencionado apresenta alguns exercícios que são repetitivos e descontextualizados, não há diversidade nos gêneros textuais apresentados, observa-se também que se predomina as canções, que possibilitam ao professor desenvolver o lúdico, dependendo das metodologias que serão adotadas quando o livro for manuseado.
Descrição: ABSTRACT Early Childhood Education is a primary stage in the school life of students, it is the basis for the other stages, so it is essential that learning is carried out efficiently, prioritizing the integral development of children. In addition, it is essential to carefully consider the instruments and methodologies that will be adopted to obtain effectiveness in the students' learning process. As a result, numerous discussions have been held on pedagogical practices that facilitate this process and that guarantee the development of children aged 0 to 5 years. In early childhood education, playfulness is valued, with games, games, music and dances, but it is observed that teachers still use the textbook as a mediating tool in the learning process, and for this tool to provide results in the classroom. it is necessary to contemplate some criteria. In view of this, the present work focused on a qualitative research of the documentary type that aimed to analyze the textbook, used by a group of Pre II level, entitled “Learning to Build 3” by the authors Iana Mamede and Amelia (2014), to verify which the concept of reading and writing present in the didactic book of Early Childhood Education in the Municipality of CodóMA. A field research was also carried out at the Municipal School Reinaldo Zaidan in order to observe in the class how the development of reading and writing occurs. In addition, a questionnaire was applied with the teachers of Early Childhood Education at the school to find out their opinion on the choice, importance and frequency of using the textbook and finally an interview with the Early Childhood Education coordinator in the city, aiming at information about the process choice of textbook for the city. The work had as theoretical support the National Curriculum Reference for Early Childhood Education (RCNEI) National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI), the Common National Curricular Base (BNCC), in addition to the authors Ferreiro (1985), Gatti Júnior (2004), Choppin (2004) and Rodrigues and Gama (2014) among others. With this research it is concluded that the teachers recognize the importance of this tool for the teaching and learning process, if used correctly in the school environment. Also, it was found that the mentioned book presents some exercises that are repetitive and decontextualized, there is no diversity in the textual genres presented, it is also observed that the songs that enable the teacher to develop the playful predominate, depending on the methodologies that will be adopted when the book is handled.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4593
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAYANE-RAMOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.