Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4594
Título: | Os limites educacionais do contexto rural: um estudo de caso no assentamento Rodeio município de Chapadinha -Ma |
Título(s) alternativo(s): | The educational limits of the rural context: a case study in the Rodeio settlement in Chapadinha -Ma |
Autor(es): | CONCEIÇÃO, Noélia Mesquita |
Palavras-chave: | Educação Rural Movimentos sociais Education Rural Social movements |
Data do documento: | 20-Dez-2019 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | O presente trabalho busca compreender acerca do processo histórico da educação do e no contexto rural, dando ênfase ao processo de marginalização que a população rural sofre no âmbito das políticas educacionais. Nesse contexto, visa pontuar a importância dos movimentos sociais do campo na conquista de avanços educacionais nesses territórios. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca da temática e posterior a isso, pesquisa de campo no assentamento Rodeio, situado no município de Chapadinha no estado do Maranhão, a fim de buscar analisar a realidade educacional dessa localidade. Diante disso, foram utilizados alguns autores e leis fundamentais para a escrita do trabalho, entre eles Arroyo (2010), Gohn (1997) e Molina (2004). |
Descrição: | ABSTRACT The present work seeks to understand about the historical process of education in and in the rural context, emphasizing the marginalization process that the rural population suffers within the scope of educational policies. In this context, it aims to point out the importance of rural social movements in achieving educational advances in these territories. For that, a bibliographic research about the theme was carried out and after that, field research in the Rodeio settlement, located in the municipality of Chapadinha in the state of Maranhão, in order to seek to analyze the educational reality of that location. In view of this, some authors and fundamental laws were used for writing the work, including Arroyo (2010), Gohn (1997) and Molina (2004). |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4594 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NOELIA-CONCEIÇÃO.pdf | Trabalho de Conclusão de Concurso | 696,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.