Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4595
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMEDEIROS, Raquel da Silva Calácio-
dc.date.accessioned2021-05-10T13:05:21Z-
dc.date.available2021-05-10T13:05:21Z-
dc.date.issued2020-09-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4595-
dc.descriptionABSTRACT This paper aims to discuss literacy from the perspective of teacher education with reflections necessary to the practice of literacy in early childhood education and in the early years of elementary school. As for the specific objectives, the following proposals were observed: to identify some important current concepts about literacy and literacy, to mention the initial training of teachers for the literacy of children in early childhood education and in the early years of elementary school and, to relate the training of the literacy teacher with the classroom challenges in early childhood education and in the early years of elementary school, bringing necessary reflections to literacy for these levels of basic education. The methodological procedure used to obtain the information for this study was a bibliographic research carried out based on material already published, such as books, magazines and scientific articles. This research uses a qualitative approach, considering the need for analysis and interpretation of the data obtained through exploratory reading. As a result of this study, it was observed that in general, the way the teacher decides to teach his classes is directly linked to the level of knowledge he has on a given subject, not only with regard to the teaching content, but also of the social and social implications. policies arising from that content. It was also possible to observe that literacy is really much more than teaching letters and sounds, it is putting thoughts, letters, sounds, feelings, imagination and dreams within the reach of the student, especially those in early childhood education and in the early years of elementary school.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo discutir sobre a alfabetização a partir da perspectiva da formação docente com reflexões necessárias à prática da alfabetização na Educação infantil e nos anos iniciais do Ensino fundamental. Quanto aos objetivos específicos, por sua vez, foram observadas as seguintes propostas: identificar algumas concepções atuais importantes sobre alfabetização e letramento, mencionar a formação inicial de docentes para a alfabetização de crianças na Educação infantil e nos anos iniciais do Ensino fundamental e, relacionar a formação do professor alfabetizador com os desafios da sala de aula na Educação infantil e nos anos iniciais do Ensino fundamental, trazendo reflexões necessárias à alfabetização para estes níveis da educação básica. O procedimento metodológico utilizado para obtenção das informações deste estudo foi de pesquisa bibliográfica realizada a partir de material já publicado como livros, revistas e artigos científicos. Esta pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, tendo em vista a necessidade de análise e interpretação dos dados obtidos mediante leitura exploratória. Como resultado deste estudo, foi observado que no geral, o modo como o professor decide ministrar suas aulas está diretamente ligado ao nível de conhecimento que ele tem sobre determinado assunto, não só no que se refere ao conteúdo de ensino, mas das implicações sociais e políticas decorrentes desse conteúdo. Foi possível observar também que alfabetizar é realmente muito mais do que ensinar letras e sons, é dispor pensamentos, letras, sons, sentimentos, imaginação e sonhos ao alcance do aluno, principalmente aqueles da Educação infantil e dos anos iniciais do Ensino fundamental.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectAlfabetização/letramentopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.titleAlfabetização na perspectiva da formação docente: reflexões necessárias à prática da alfabetização na Educação infantil e nos anos iniciais do Ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeLiteracy from the perspective of teacher education: reflections necessary to the practice of literacy in early childhood education and in the early years of elementary schoolpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAQUEL-MEDEIROS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso897,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.