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dc.contributor.authorMARTINS, Sebastiana Francisca Reis-
dc.date.accessioned2021-05-10T13:28:40Z-
dc.date.available2021-05-10T13:28:40Z-
dc.date.issued2020-10-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4596-
dc.descriptionABSTRACT This work is an exploratory and bibliographic research that seeks to analyze the resources existing in English textbook of the junior elementary school (6th grade) of municipal public and a private school in the city of Codó - MA and aims to analyze whether these resources were elaborated with the students in mind, students that will have for the first time the discipline LEM (Modern Foreign Language) at school. The research is based on works by authors from Applied Linguistics, such as Leffa (2011), Rodrigues (2016), Cunha (2016), Lima (2011), Scaramucci and Gattolin, (2007) and teaching legal documents, such as the National Base Common Curriculum (BNCC, 2018), Portal of the National Fund for Education Development - FNDE, the National Textbook and Didactic Material Program - PNLD among others. Considering the analysis of the material used in the present research, we conclude that the textbook resources, although adequate for foreign language teaching in schools in Brazil, however, some sections do not seem to consider that some students reading this material will have access to the discipline of English language for the first time, which can be a problem for the teacher and for the student's development with the English language.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é uma pesquisa exploratória e bibliográfica que busca analisar os recursos existentes no livro didático de Inglês do sexto ano das escolas públicas municipais e uma escola particular da cidade de Codó – MA e tem por objetivo analisar se esses recursos foram elaborados pensando nos alunos do sexto ano do ensino fundamental, que têm, pela primeira vez, a disciplina LEM (Língua Estrangeira Moderna) na escola. A pesquisa tem como fundamentação trabalhos de autores da Linguística Aplicada, como Leffa (2011), Rodrigues (2016), Cunha (2016), Lima (2011), Scaramucci e Gattolin, (2007) e documentos legais do ensino, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), Portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação- FNDE, o Programa Nacional do Livro Didático e do Material Didático – PNLD entre outros. Considerando a análise do material utilizado na presente pesquisa, os recursos analisados foram selecionados com o seguinte critério, o grau de dificuldade que os alunos teriam no ato da execução das atividades por ser a primeira vez em que tem a disciplina de língua inglesa. Concluímos que os recursos dos livros didáticos embora sejam adequados para o ensino de língua estrangeira nas escolas do Brasil, no entanto, algumas seções parecem não considerar que alguns alunos leitores desse material terão acesso à disciplina de língua inglesa pela primeira vez, o que pode ser um problema para o professor e para o desenvolvimento do aluno com a língua inglesa.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectEnglishpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.titleAnálise dos livros didáticos de inglês da cidade de Codó: os recursos didáticos em focopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of English textbooks in the city of Codó: the didactic resources in focuspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

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