Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4597
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUZA, Sílvio Reis Matos de | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-10T13:55:43Z | - |
dc.date.available | 2021-05-10T13:55:43Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-29 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4597 | - |
dc.description | ABSTRACT This research aims to describe the teaching offered in the Public School Desembargador Sarney Araújo Costa Annex - UPR Codó in the Youth and Adult and Elderly Education teaching modality with the interns who returned to school in prison, in the 1st and 2nd segments. In this way, the study aims to investigate the profile of internal students by identifying the factors that conditioned school evasion and the reasons why they returned to school. So, the purpose of this research is to unveil the challenges and possibilities of teaching offered to the person deprived of liberty at UPR-Codó. The task also represents a field research, with a descriptive qualiquantitative approach. A bibliographic search was made seeking the foundation and understanding of the presented questions. To carry out this work, Foucault (1987), Freire (2007), Gonçalves (2011), Paiva (1973), were used as a theoretical framework and, among others. Data collection took place through semi-structured questionnaires answered by teachers and students from the school. The results show that the majority of the internal are over 30 years old and the most of them receive incentives from the family to continue their studies. The search for a job was described as the main reason for dropping out of school, while the desire to learn to read and write and the possibility of social transformation are the reasons why they continue to attend school. A significant part of the students shows that they have the desire to continue their studies when they leave prison. This means that despite the circumstances, these citizens are aware of the importance of the school as reintegration and social transformation. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa objetiva descrever o ensino ofertado na Unidade Integrada Municipal Desembargador Sarney Araújo Costa, Anexo – Unidade Prisional de Codó –, na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos e Idosos com os internos que retornaram para escola no cárcere, nasturmas do 1° e 2° segmentos. Deste modo, o estudo propõe-se averiguar o perfil dos alunos internos identificando os fatores que condicionaram a evasão escolar e os motivos que fizeram com que retornassem à escola. Dessa forma, o intuito desse estudo é desvelar os desafios e possibilidades do ensino ofertado ao sujeito privado de liberdade na Unidade Prisional de Codó. O trabalho também se figura com uma pesquisa de campo, de abordagem quanti-quantitativa.Também foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando a fundamentação e o entendimento das questões levantadas. Para a realização desse trabalho foram utilizados como referenciais, Foucault (1987), Freire (2007), Gonçalves (2011), Paiva (1973), dentre outros. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários semiestruturados respondidos pelas professoras e pelos alunos da referida escola. Os resultados apontam que a maioria dos internos tem acima de 30 anos e que boa parte destes recebe incentivo da família para continuar estudando. A procura por um trabalho foi descrita como principal motivo da evasão escolar ao passo que o desejo de aprender a ler e escrever e a possibilidade de transformação social são as razões pelas quais eles continuem frequentando a escola. Uma parte significativa dos estudantes evidenciou que possui o desejo de continuar os estudos quando sair do cárcere. Isso significa que apesar das circunstâncias, esses cidadãos têm consciência da importância da escola como reintegração e transformação social | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens | pt_BR |
dc.subject | Adultos e idosos | pt_BR |
dc.subject | Unidade prisional | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Reintegração | pt_BR |
dc.subject | Youth | pt_BR |
dc.subject | Adult and seniors education | pt_BR |
dc.subject | Prison unit | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Reintegration | pt_BR |
dc.title | Desafios e possibilidades do ensino praticado na unidade prisional de ressocialização de Codó | pt_BR |
dc.title.alternative | Challenges and possibilities of the teaching practiced in the Codó prison unit of resocialization | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVIO-SOUZA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 950,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.