Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4598
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | DELGADO, Wynne Carollinne | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-10T14:02:19Z | - |
dc.date.available | 2021-05-10T14:02:19Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4598 | - |
dc.description | ABSTRACT This work aims to discuss the impact of affectivity in the teacher-student relationship, observing the school context, the role of the school in relation to affectivity and how learning is affected when teachers and students do not have a good relationship, thus seeking to reflect on attitudes of both parties to follow paths that lead to learning that through affection becomes meaningful. Based on participatory observations during internships, school experiences and readings by authors who discuss the importance of affectivity, among them Wallon (2007), who is the precursor when the subject is the relationship between cognition and affectivity over the years, Freire (2011 ), Stela (2018), Vygostsky (1989), (2007), Piaget (1992), among others. Thus, it was possible to conclude that a good affective relationship between teacher and student, in which empathy, understanding and teaching through example are considered and practiced, contributes positively to learning and consequently to education as a whole. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo geral discutir o impacto da afetividade na relação professor e aluno, observando o contexto escolar, o papel da escola com relação a afetividade e como a aprendizagem é afetada quando professores e alunos não tem um bom relacionamento, buscando assim refletir sobre atitudes de ambas as partes para trilhar caminhos que levem a uma aprendizagem que através do afeto se torne significativa. Partindo das observações participativas durante os estágios, experiências escolares e leituras de autores que discutem sobre a importância da afetividade, dentre eles Wallon (2007), que é o precursor quando o assunto é a relação cognição e afetividade ao longo dos anos, Freire (2011), Stela (2018), Vygostsky (1989), (2007), Piaget (1992), dentre outros. Assim foi possível concluir que uma boa relação afetiva entre professor e aluno, em que se considere e pratique a empatia, compreensão e ensino através do exemplo, contribui positivamente para aprendizagem e consequentemente para a educação como um todo. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Relação professor e aluno | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Teacher-student relationship | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | A importância da afetividade na relação professor aluno: Trilhando caminhos para a aprendizagem | pt_BR |
dc.title.alternative | The importance of affectivity in the teacher-student relationship: Tracing paths for learning | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WYNNE-DELGADO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 238,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.