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http://hdl.handle.net/123456789/4602
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | DINIZ NETO, Alberto Joaquim Goveia | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-31T14:19:08Z | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-31T14:19:09Z | - |
dc.date.available | 2021-05-31T14:19:08Z | - |
dc.date.available | 2021-05-31T14:19:09Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4602 | - |
dc.description.abstract | RESUMO O Desempenho Escolar é um construto que representa os resultados do processo de aprendizagem do aluno. Na História da Educação, esse construto foi, por muito tempo, considerado uma responsabilidade do aluno sobre o seu sucesso ou fracasso escolar, todavia, na atualidade, com as mudanças sociais e educacionais, compreende-se que o desempenho escolar é de responsabilidade dos alunos, dos agentes educativos e dos fatores ambientais. No que se refere ao Ensino Médio, o desempenho escolar do aluno é um fator construtivo na formação cidadã, na preparação para o mercado de trabalho e extremamente importante para o ingresso na Educação Superior. Diante dos diversos fatores que influenciam o desempenho escolar, acredita-se que analisar um dos construtos individuais que perpassam esse processo, como a autorregulação da aprendizagem, é uma forma de contribuir para a melhor qualidade da Educação. A Autorregulação da Aprendizagem é o processo pelo qual o indivíduo seleciona, organiza e monitora a sua própria aprendizagem. Alunos autorregulados tendem a apresentar características motivacionais, metacognitivas e comportamentais que auxiliam na realização das tarefas escolares. O presente trabalho teve como objetivo investigar as relações entre o desempenho escolar e a autorregulação da aprendizagem de alunos do Ensino Médio de escolas públicas na cidade de São Luís – MA, identificar e descrever cada um desses construtos e verificar se eles apresentam relações com as variáveis pessoais sexo e faixa etária e com as variáveis educacionais ano escolar e tipo de administração escolar. Participaram da pesquisa 61 alunos matriculados no segundo e terceiro anos do Ensino Médio de escolas. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Caracterização e de Desempenho Escolar, o Inventário de Estratégias de Estudo e Aprendizagem – LASSI e o Questionário para Avaliação das dificuldades encontradas no ambiente escolar. A análise dos dados foi realizada de acordo com os procedimentos da estatística descritiva e inferencial e as questões abertas foram avaliadas por meio da análise de conteúdo e do levantamento de frequência das respostas nas categorias. Os resultados demonstraram correlação positiva entre o Desempenho Escolar e a Autorregulação da Aprendizagem na escala total e nos fatores. Além disso, os participantes relataram apresentar dificuldades de aprendizagem no que se refere ao conteúdo das disciplinas, à compreensão e adesão à didática de ensino do professor e às atividades avaliativas, ao passo que apontaram utilizar boas estratégias de enfrentamento dessas dificuldades, tais como assistir a videoaulas, mapas conceituais, avaliação de aspectos que não estão em bom funcionamento para reajustes, gerenciamento de tempo e exercícios para avaliar os conteúdos aprendidos. Acredita-se que a promoção de pesquisas e programas de intervenção que auxiliem no desenvolvimento de habilidades autorregulatórias pode contribuir para a melhoria do desempenho escolar dos alunos durante o Ensino Médio. ___ ABSTRACT School Performance is a construct that represents the results of the student's learning process. In the History of Education, this construct was, for a long time, considered a responsibility of the student on his success or failure at school, however, nowadays, with the social and educational changes, it is understood that the school performance is the responsibility of the students educational agents and environmental factors. With regard to high school, the student's academic performance is a constructive factor in citizen training, in preparation for the job market and extremely important for entering Higher Education. In view of the various factors that influence school performance, it is believed that analyzing one of the individual constructs that go through this process, such as the self-regulation of learning, is a way of contributing to the better quality of Education. Self-Regulation of Learning is the process by which the individual selects, organizes and monitors his own learning. Self-regulated students tend to have motivational, metacognitive and behavioral characteristics that help with school tasks. The present work aimed to investigate the relationship between school performance and self-regulation of high school students' learning in public schools in the city of São Luís - MA, to identify and describe each of these constructs and to verify whether they present relations with the variables personal gender and age group and with educational variables school year and type of school administration. 61 students enrolled in the second and third years of high school participated in the research. The instruments used were the Characterization and School Performance Questionnaire, the Inventory of Study and Learning Strategies - LASSI and the Questionnaire to Assess the difficulties found in the school environment. Data analysis was performed according to the procedures of descriptive and inferential statistics and open questions were assessed through content analysis and frequency survey of responses in the categories. The results showed a positive correlation between School Performance and Self-Regulation of Learning on the full scale and on the factors. In addition, the participants reported having learning difficulties with regard to the content of the disciplines, the understanding and adherence to the teacher's teaching didactics and the evaluation activities, while they pointed out to use good strategies to face these difficulties, such as attending video lessons, concept maps, evaluation of aspects that are not working properly for readjustments, time management and exercises to evaluate the contents learned. It is believed that the promotion of research and intervention programs that assist in the development of self-regulatory skills can contribute to the improvement of students' school performance during high school. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.subject | Autorregulação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | School Performance | pt_BR |
dc.subject | Self-Regulation of Learning | pt_BR |
dc.subject | High School | pt_BR |
dc.title | O desempenho escolar de alunos do ensino médio à luz da autorregulação da aprendizagem | pt_BR |
dc.title.alternative | The school performance of high school students in the light of learning self-regulation | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga |
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