Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4605
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dc.contributor.authorGARCIA, Creuziane Cutrim-
dc.date.accessioned2021-06-02T12:37:24Z-
dc.date.available2021-06-02T12:37:24Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4605-
dc.description.abstractA Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) nos permite trabalhar em uma concepção de desenvolvimento humano em que o fundamental é a qualidade da relação estabelecida entre as pessoas; e a Ludoterapia Centrada na Criança (LCC) mostra-se uma prática com excelentes resultados no cuidado infantil. No interesse de compreender melhor essa prática, o presente trabalho se propôs a investigar o estado da arte da experiência brasileira com a LCC, buscou identificar o que a fundamenta teórico-metodologicamente este trabalho e os seus protocolos instrumentais e procedimentais. Para tanto a pesquisa foi realizada a partir da análise de artigos, dissertações e capítulos de livro, localizados nos sites Google Acadêmico, SciELO e no Periódicos CAPES, sendo utilizados os descritores para a busca: “Ludoterapia”; Abordagem Centrada na Pessoa” e “Estado da Arte”. Foram analisados sete textos, entre artigos, capítulos de livros e dissertações, tendo como guias os objetivos da presente pesquisa, que conduziram à compreensão de que eles tratavam de duas categorias gerais: fundamentos teóricometodológicos e prática clínica. Conclui-se que já existe uma sólida base para a atuação em LCC, mas, ainda há muito para se construir quando se pensa o trabalho com crianças brasileiras e na contemporaneidade, quando se pensa nos recursos tecnológicos disponíveis e nas modalidades de atendimento. ____ ABSTRACT The Person-Centered Therapy (PCT) allows us to work on a concept of human development in which the fundamental base is the quality of the relationship established between people. ChildCentered Ludotherapy (CCL) is a practice with excellent results in child care. In the interest of better understanding this practice, the present work proposes to investigate the state of the art of the Brazilian experience with CCL, seeking to identify the theoretical and methodological basis and its instrumental and procedural protocols. To this end, a bibliographic search was carried out, looking for texts produced in Brazil about CCL through the keywords “Ludotherapy” and “Person-Centered Therapy”. Seven texts were analyzed, including articles, book chapters and dissertations, with the objectives of the present research project as guides, which led to the understanding that they dealt with two general categories: theoreticalmethodological foundations and clinical practice. It is concluded that there is already a solid basis for acting in CCL, but there is still a lot to be built when thinking about working with Brazilian children and in contemporary times, when thinking about the available technological resources and the care modalities.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectLudoterapia centrada na criançapt_BR
dc.subjectAbordagem centrada na pessoapt_BR
dc.subjectEstado da artept_BR
dc.subjectChild-centered ludotherapypt_BR
dc.subjectPerson-centered therapypt_BR
dc.subjectState of artpt_BR
dc.titleLudoterapia centrada na criança no Brasil: estado da artept_BR
dc.title.alternativeChild-centered play therapy in Brazil: state of the artpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

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