Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4614
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Thaís Stephanie Matos-
dc.date.accessioned2021-06-02T14:28:41Z-
dc.date.available2021-06-02T14:28:41Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4614-
dc.description.abstractRESUMO O tema das relações étnico-raciais é de extrema importância para o enfrentamento do problema do racismo no Brasil. O presente estudo tem como objetivo analisar a produção científica acerca das questões étnico-raciais na Revista Psicologia Escolar e Educacional, entre os anos de 1996 a 2019. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: caracterizar o papel da Psicologia nas Políticas Públicas para a Educação das Relações Étnico-Raciais; identificar as principais temáticas étnico-raciais nas pesquisas na Revista Psicologia Escolar e Educacional; e problematizar a produção científica em Psicologia Escolar e Educacional, a partir das Políticas Públicas de Educação das Relações Étnico-Raciais. Este é um estudo do tipo estado da arte e foi realizado por meio de pesquisa inicial no próprio banco de dados no site da Revista Psicologia Escolar e Educacional, da Associação Brasileira de Psicologia Escola e Educacional e na plataforma de periódicos eletrônicos Scielo, a fim de selecionar publicações que tratem das questões étnico-raciais. Foram identificados e selecionados um total de 5 artigos e tabelados com as informações relevantes para a análise de dados, tais como títulos, autores e suas respectivas instituições/Estados, objetivos, metodologias, justificativas, referenciais teóricos, conclusões e ano de publicação. Em seguida, foram identificadas 7 categorias de análise e os artigos foram classificados de acordo com as categorias identificadas em cada um. Apesar de terem sido encontradas 7 categorias de análise, estas foram discutidas de forma incipiente no decorrer dos textos. As publicações no periódico em questão são significativamente escassas e esta realidade precisa ser transformada. Para que isso aconteça é necessário que as pesquisas e publicações sobre este tema sejam constantemente fomentadas e divulgadas, juntamente com as Leis 10.639/03 e 11.645/08. ____ ABSTRACT The field of ethnic and racial relations holds extreme importance to the confrontation of the problem of racism in Brazil. The present study aim to map the scientific productions regarding the questions of ethnicity and race on the Revista Psicologia Escolar e Educacional, between the years of 1996 to 2019. Thereunto, the following objectives were established: characterizing the role of Psychology in Public Policies to the Education of Ethnic and Racial Relations; identifying the main ethnic and racial themes in researches present in the Revista Psicologia Escolar e Educacional; and problematizing the scientific production in School and Educational Psychology, starting from the public policies of the ethnic and racial relations education. This study is classified as a state of art type and it was accomplished by initial research on the database present in the websites of Revista Psicologia Escolar e Educacional, of Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional and on the platform of electronic journals Scielo, aiming to select publications regarding the questions of ethnicity and race. Five articles were identified and selected, as well as tabulated with the relevant informations to the data analysis, such as titles, authors and their respective Institutions/States, objectives, methodology, justifications, theoretical references, conclusions and year of publication. Following that, seven categories of analysis were identified and the articles were classified according to the identified categories of each one. Although seven categories of analysis were found, those were briefly discussed. The publications on the journals were significantly scarce and this reality needs to be transformed. For this to happen, it’s necessary that researches and publications on this matter are constantly fomented and publicized, along with the laws 10.639/03 and 11.645/08.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPsicologia escolar e educacionalpt_BR
dc.subjectEthnic and racial relationspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool and educational psychologypt_BR
dc.titleAnálise das publicações acerca das relações étnicoraciais na revista Psicologia Escolar e Educacional (1996 – 2019)pt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of publications on ethnic-racial relations in the journal School and Educational Psychology (1996 – 2019)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAIS-MATOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso279,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.