Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4623
Título: Gestão escolar democrática e participação da família: um estudo na escola municipal Roberto França no município de Codó-Ma.
Título(s) alternativo(s): Democratic school management and family participation: a study in the Roberto França municipal school in the municipality of Codó-Ma.
Autor(es): BARBOSA, Carlene dos Santos
Palavras-chave: Gestão escolar
Democracia
Participação familiar
Educação do campo
School management
Democracy
Family participation
Field education
Data do documento: 18-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A pesquisa se insere no âmbito dos estudos sobre a gestão democrática da escola pública e a relação da família neste processo. Ela teve por objetivos verificar as práticas e as ações que são desenvolvidas pela escola que favorecem a participação da família na gestão escolar. Nesta direção, procuramos conhecer as ações da escola para uma gestão democrática, verificar os mecanismos que favorecem a gestão democrática da escola e, ainda, de compreender como a gestão participativa contribui para a aprendizagem dos estudantes. O estudo, de caráter exploratório no campo da pesquisa qualitativa, foi realizado com base na pesquisa bibliográfica de autores como Paro (1992), Libâneo (2004), Romão e Padilha (2009), Luck (2009), Cury (2002), Martins (2012), Sousa (2009) entre outros que, ressaltam a relevância e a importância da participação das famílias na gestão da escola, e a pesquisa de campo se deu por intermédio de observações do cotidiano escolar, uma entrevista com a gestora da escola e uma roda de conversa com as famílias dos alunos. O estudo apontou que a participação das famílias na tomada de decisão na escola é praticamente inexistente, o que dificulta a efetivação de uma gestão realmente democrática. A gestão mostrou que reconhece a importância da participação da família na escola, e senti falta desse envolvimento, no entanto precisa buscar meios para inserir as famílias no cotidiano da escola. ____ ABSTRACT The research is part of the studies on the democratic management of the public school and the family relationship in this process. It aimed to verify the practices and actions that are developed by the school that favor the participation of the family in school management. In this direction, we seek to know the school's actions for democratic management, to verify the mechanisms that favor the democratic management of the school and, also, to understand how participatory management contributes to students' learning. The exploratory study in the field of qualitative research was carried out based on bibliographic research by authors such as Paro (1992), Libâneo (2004), Romão and Padilha (2009), Luck (2009), Cury (2002), Martins (2012), Sousa (2009) among others who, emphasize the relevance and importance of the participation of families in school management, and the field research took place through observations of the school routine, an interview with the school manager and a conversation circle with the students' families. The study pointed out that the participation of families in decision-making at school is practically non-existent, which makes it difficult to carry out a truly democratic management. The management showed that it recognizes the importance of family participation in school, and I missed this involvement, however, it needs to look for ways to insert families into the school's daily life.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4623
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLENE-BARBOSA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso559,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.