Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4627
Título: | Supervisão docente de estágio: potencial campo de orientação profissional e de carreira? |
Título(s) alternativo(s): | Teaching internship supervision: potential field of professional and career guidance? |
Autor(es): | SANTOS, Emanuelle Maria Gomes dos |
Palavras-chave: | Supervisão docente de estágio Orientação profissional Planejamento de carreira Psicologia Teaching supervision Professional guidance Career planning Psychology |
Data do documento: | 16-Dez-2020 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO A presente pesquisa teve o objetivo de analisar o espaço de Supervisão Docente de Estágio a partir da investigação de demandas de Orientação Profissional e Planejamento de Carreira, para isso aplicou-se um questionário estruturado junto aos supervisores docentes do curso de Psicologia de uma universidade federal, a fim de conhecer a organização e dinâmicas desse espaço. Como principais resultados apontamos que a formação em Psicologia apresenta demandas e arcabouço teórico para tal empreitada. No entanto, seria necessária uma reestruturação do processo de supervisão que implicaria em mudanças desde a carga horária e formato de supervisões, quanto no objetivo final ser a construção de um espaço de interlocução sobre as identidades profissionais, com caminhos possíveis em um mundo do trabalho velozmente mutável. ____ ABSTRACT The present research had the objective of analyzing the space of Teacher Supervision of Internship from the investigation of demands of Professional Guidance and Career Planning, for that it was applied a structured questionnaire with the supervisors of teachers of Psychology of a federal university, in order to know the organization and dynamics of this space. As main results we point out that the formation in Psychology presents demands and theoretical framework for this endeavor. However, a restructuring of the supervisory process would be necessary, which would imply changes in the number of hours and format of supervision, as well as the ultimate goal of building a space for dialogue about professional identities, with possible paths in a fast-moving world of work. changeable. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4627 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EMANUELLE-SANTOS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 352,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.