Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4632
Título: O perfil de professores de ciências de escolas da rede municipal de ensino na cidade de Pinheiro – MA
Título(s) alternativo(s): The profile of science teachers from municipal schools in the city of Pinheiro - MA
Autor(es): ABREU, Jorgelene Botão
Palavras-chave: Ensino de ciências
Professores
Escolas
Prática docente
Science teaching
Teachers
Schools
Teaching practice
Data do documento: 3-Mai-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Em vista das profundas transformações tecnológicas e científicas nas últimas décadas, a qualidade do ensino de Ciências tem convergido para uma maior preocupação sobre como, o que e para quem ensinar, cujos questionamentos possibilitam a delimitação de atitudes coerentes com o cenário atual. Assim, este trabalho propõe uma análise do perfil acadêmico e profissional de professores de Ciências que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas da rede municipal na cidade de Pinheiro. De natureza qualitativa, esta pesquisa foi realizada em 09 (nove) escolas da rede municipal da cidade de Pinheiro e buscou investigar como esse perfil acadêmico se associa ao profissional na prática docente e quais as principais dificuldades que estes sujeitos enfrentam no contexto escolar. A análise dos dados mostrou que, existem algumas demandas que permeiam a prática docente, resultante, algumas vezes, de uma formação inicial fragmentada e da carência por formações continuadas, assim como as constantes dificuldades encontradas no dia a dia, no contexto escolar, como, por exemplo, a falta de recursos didáticos e as salas de aula superlotadas. Porém, apesar dos frequentes desafios, estes sujeitos buscam sempre desenvolver suas atividades com grande dedicação. Assim, este estudo visa fornecer às instituições de ensino subsídios para o planejamento de atividades com vistas à promoção de condições favoráveis ao ensino de Ciências, ao pleno desenvolvimento dos alunos e, ainda, favorecer o processo de formação continuada dos professores nesse contexto de ensino. ____ ABSTRACT In view of the profound technological and scientific transformations in the last decades, the quality of science education has converged to a greater concern about how, what and for whom to teach, whose questions enable the delimitation of attitudes consistent with the current scenario. Thus, this work proposes an analysis of the academic and professional profile of science teachers who work in the final years of elementary school in municipal schools in the city of Pinheiro. Of a qualitative nature, this research was carried out in 09 (nine) municipal schools in the city of Pinheiro and sought to investigate how this academic profile is associated with the professional in teaching practice and what are the main difficulties that these subjects face in the school context. The analysis of the data showed that, there are some demands that permeate the teaching practice, resulting, sometimes, from a fragmented initial training and the lack of continued training, as well as the constant difficulties found in daily life, in the school context, such as, for example, the lack of teaching resources and overcrowded classrooms. However, despite the frequent challenges, these subjects always seek to develop their activities with great dedication. Thus, this study aims to provide educational institutions with subsidies for the planning of activities with a view to promoting favorable conditions for the teaching of Sciences, for the full development of students and, also, to favor the process of continuing education of teachers in this teaching context.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4632
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JORGELENE-ABREU.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.