Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4635
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Ana Claudia Monteiro dos-
dc.date.accessioned2021-08-10T23:18:49Z-
dc.date.available2021-08-10T23:18:49Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4635-
dc.description.abstractRESUMO O estudo descreveu o estágio curricular obrigatório do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia, realizado na Biblioteca Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Com isso, pode-se perceber que o estágio propiciou a observação do vínculo existente entre teoria e a prática no contexto de uma biblioteca universitária. E as atividades desenvolvidas foram substanciais para que o aprendizado não fosse limitado a apreensão dos conteúdos vistos em sala de aula. Destaca-se que os aspectos que evidenciaram a relação entre teoria e prática durante o estágio foram refletidos na rotina relacionada ao desenvolvimento das coleções, bem como a questão da convivência interpessoal, caracterizada pela interatividade existente entre os funcionários da Biblioteca Central da UFMA e o público que ali se faz presente, usufruindo dos conteúdos informacionais disponibilizados pela instituição. Para tanto, a metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo versa em pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa exploratória, utilizando o instrumento de investigação a observação sistêmica para a extração de informações para comporem o conteúdo desta produção científica. Conclui-se que o objetivo de propiciar a prática dos conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso, promovendo dessa forma, um entrosamento do aluno com a instituição e iniciação ao trabalho científico foi nitidamente compensador e prazeroso. Portanto, a visão de ter a princípio o estágio como realmente obrigatório foi vencida pela convicção de que a escolha por essa graduação está diretamente vinculada as diferentes possibilidades que a Biblioteconomia tem a oferecer: administrar fisicamente e virtualmente bibliotecas, disseminar a informação e poder criar metodologias que facilitem a interação entre todos que de uma forma ou de outra tem a informação entre as suas diferentes e diversas formas de apresentação, como fonte de conhecimento interdisciplinar. ____ ABSTRACT The study described the mandatory curricular internship of the Bachelor's Degree in Library Science, held at the Central Library of the Federal University of Maranhão (UFMA). With that, it can be seen that the internship allowed the observation of the existing link between theory and practice in the context of a university library. And the activities developed were substantial so that learning was not limited to apprehending the contents seen in the classroom. It is noteworthy that the aspects that showed the relationship between theory and practice during the internship were reflected in the routine related to the development of the collections, as well as the issue of interpersonal coexistence, characterized by the interactivity existing between the employees of the Central Library of UFMA and the public that is present there, taking advantage of the informational content provided by the institution. For that, the methodology adopted for the development of this study deals with bibliographic research, documentary research and exploratory research, using the research instrument the systemic observation for the extraction of information to compose the content of this scientific production. It is concluded that the objective of providing the practice of theoretical knowledge acquired during the course, thus promoting a rapport between the student and the institution and initiation into scientific work was clearly rewarding and pleasurable. Therefore, the vision of having the internship as a really mandatory internship was overcome by the conviction that the choice for this degree is directly linked to the different possibilities that Librarianship has to offer: physically and virtually managing libraries, disseminating information and being able to create methodologies that facilitate the interaction between everyone who in one way or another has information between its different and diverse forms of presentation, as a source of interdisciplinary knowledge.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEstágio curricular obrigatóriopt_BR
dc.subjectBibliotecas universitáriaspt_BR
dc.subjectBiblioteca Central UFMApt_BR
dc.subjectMandatory curricular internshippt_BR
dc.subjectUniversity librariespt_BR
dc.subjectUFMA Central Librarypt_BR
dc.titleEstágio obrigatório: entre teoria e prática na Biblioteca Central da Universidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeMandatory internship: between theory and practice at the Central Library of the Federal University of Maranhãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CLAUDIA -SANTOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso944,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.