Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4639
Título: O NVDA como ferramenta de tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual em bibliotecas universitárias
Título(s) alternativo(s): NVDA as an assistive technology tool for visually impaired students in university libraries
Autor(es): VIDAL, Kacio Micael Oliveira
Palavras-chave: Acessibilidade
Deficiência visual
NVDA
Tecnologia assistiva
Biblioteca Universitári
Accessibility
Visually impaired
NVDA Assistive Technology
University Library
Data do documento: 15-Out-2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A conjuntura atual da sociedade está em processo de transformação. Mudanças ocorrem como fatores que atingem os setores sociais, econômicos, culturais, políticos, educacionais e tecnológicos. A informação exerce influência direta sobre todas as atividades humanas e a democratização do acesso, atrelada a produção constante de informações, reflete na necessidade de melhorias nos serviços de promoção a admissão e ao uso das informações. Assim, acessibilidade e inclusão são questões fundamentais de grande visibilidade ao ativismo político. Na busca por obtenção e garantia de direitos, cada dia mais existe a integração da pessoa com deficiência no ensino superior, criando, assim, uma demanda para os profissionais desse campo, o que exige que se desenvolva constantemente novas competências. Observando se esses aspectos é importante a investigação do uso da tecnologia assistiva, com vistas às condições de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência visual. Na pesquisa, buscou se verificar o software NVDA como ferramenta de tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual em bibliotecas universitárias. Na metodologia, utilizou-se pesquisa bibliográfica e documental, com natureza descritiva e abordagem qualitativa. A contribuição desta pesquisa para a área da Biblioteconomia e da ciência da informação está na utilização de software de leitor de tela como uma ferramenta no processo de busca, recuperação da informação geradas a partir de uma rede social, para que o profissional atue como mediador ou curador, disponibilizando os dados visualizados em uma informação dinamizada e organizada. Por fim, conclui-se que uma adequada gestão das competências induz à qualidade dos serviços oferecidos, considerando o contexto das bibliotecas universitárias. ____ ABSTRACT The current conjuncture of society is in a process of transformation. Changes occur as factors that affect the social, economic, cultural, political, educational and technological sectors. Information has a direct influence on all human activities and the democratization of access, linked to the constant production of information, reflects the need for improvements in services to promote the admission and use of information. Thus, accessibility and inclusion are fundamental issues of high visibility to political activism. In the search for obtaining and guaranteeing rights, there is more and more integration of people with disabilities in higher education, thus creating a demand for professionals in this field, which requires new skills to be constantly developed. Observing these aspects, it is important to investigate the use of assistive technology, with a view to the conditions of accessibility and inclusion of people with visual impairments. In the research, we sought to verify the NVDA software as an assistive technology tool for students with visual impairments in university libraries. In the methodology, bibliographic and documentary research was used, with a descriptive nature and qualitative approach. The contribution of this research to the area of Librarianship and information science is in the use of screen reader software as a tool in the search process, retrieving information generated from a social network, so that the professional acts as a mediator or curator, making the visualized data available in a dynamic and organized information. Finally, it is concluded that an adequate management of competences induces the quality of the services offered, considering the context of university libraries.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4639
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KÁCIO-VIDAL.pdfTrabalho de Conclusão de Curso808,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.