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Título: Práticas de representação descritiva da informação na biblioteca da Universidade Estadual do Maranhão: processos e concepções
Título(s) alternativo(s): Descriptive representation practices of information in the library of the State University of Maranhão: processes and conceptions
Autor(es): MOURA, Nivia Leticia Diniz
Palavras-chave: Prática de catalogação
Representação descritiva
Catalogação na biblioteca universitária
Cataloging practice
Descriptive representation
Cataloging practice
Descriptive representation
Cataloging in the university library
Data do documento: 6-Out-2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Estudo sobre a prática de Representação Descritiva da informação. Trata de uma investigação que utiliza a pesquisa qualitativa, com caráter exploratório, e o estudo de caso bem como as pesquisas bibliográficas e de campo como meios de investigação. Utiliza entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados junto aos sujeitos da pesquisa. Tem como objetivo geral analisar a prática do bibliotecário no processo de representação descritiva da informação, em bibliotecas universitárias de São Luís/MA, na perspectiva de detectar as concepções, desafios e tendências do modo de saber e fazer catalogação do bibliotecário. E como objetivos específicos: a) Identificar os instrumentos utilizados pelos bibliotecários para a representação descritiva da informação na Biblioteca Setorial da UEMA; b) Verificar os desafios no processo de representação descritiva da informação na Biblioteca Setorial da UEMA; c) Detectar o impacto das tecnologias semânticas no processo de representação descritiva da informação. Faz para tanto, uma incursão teórica metodológica da Organização do Conhecimento como domínio que se ocupa dos estudos da Representação Descritiva (Catalogação) e da Representação Temática (Indexação) da informação registrada e contextualiza. Compreende o tratamento da informação desenvolvido pelo bibliotecário como atividade essencial no processo de organização, busca e recuperação da informação. Concebe catalogação descritiva como um processo que permite identificar os itens disponíveis no acervo físico ou digital da biblioteca e que consiste na descrição bibliográfica e determinação dos pontos de acessos de um item. Aborda os princípios, normas e formatos de Descrição Bibliográfica, adotados internacionalmente destacando às diretrizes do AACR2, para a catalogação de livros, folhetos e folhas soltas, bem como o controle de autoridade como estratégia de recuperação da informação, e as tecnologias aplicadas à Representação Descritiva. Aponta como resultado que as bibliotecárias, apesar de saberem das limitações do AACR2, não acompanham as discussões acerca das mudanças no processo de catalogação, em relação aos novos instrumentos de descrição bibliográfica. Conclui que, na Biblioteca Universitária em tela, o processo de catalogação realizado pelas bibliotecárias, reflete os desafios da prática da catalogação no cenário atual, mudança de cultura, e cultura de mudança no modo de pensar e realizar a própria catalogação descritiva. ____ ABSTRACT Study on the practice of Descriptive Representation of information. It deals with an investigation that uses qualitative research, with an exploratory character, and the case study as well as bibliographic and field research as means of investigation. It uses semi structured interviews as a data collection instrument with the research subjects. Its general objective is to analyze the librarian's practice in the process of descriptive representation of information, in university libraries in São Luís / MA, with a view to detecting the concepts, challenges and trends in the librarian's way of knowing and cataloging. And as specific objectives: a) Identify the instruments used by librarians for the descriptive representation of information in the UEMA Sectorial Library; b) Check the challenges in the process of descriptive representation of information in the UEMA Sectorial Library; c) Detect the impact of semantic technologies in the process of descriptive information representation. For that, it makes a theoretical methodological incursion of the Knowledge Organization as a domain that deals with the studies of Descriptive Representation (Cataloging) and Thematic Representation (Indexing) of registered information and contextualizes it. It comprises the treatment of information developed by the librarian as an essential activity in the process of organizing, searching and retrieving information. It conceives descriptive cataloging as a process that allows the identification of the items available in the physical or digital collection of the library and that consists of the bibliographic description and determination of the access points of an item. It addresses the principles, standards and formats of Bibliographic Description, adopted internationally highlighting the guidelines of AACR2, for the cataloging of books, leaflets and loose sheets, as well as the control of authority as a strategy of information retrieval, and the technologies applied to Descriptive Representation. It points out as a result that librarians, despite knowing the limitations of AACR2, do not follow discussions about changes in the cataloging process, in relation to the new instruments of bibliographic description. It concludes that, in the University Library on screen, the cataloging process carried out by librarians, reflects the challenges of the practice of cataloging in the current scenario, culture change, and culture of change in the way of thinking and performing the descriptive cataloging itself.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4641
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

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