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Título: Consultoria de marketing em bibliotecas
Título(s) alternativo(s): Library Marketing Consulting
Autor(es): COELHO, Rayanne Ferreira
Palavras-chave: Marketing
Bibliotecas
Empreendedorismo
Consultoria
Marketing
Libraries
Entrepreneurship
Consulting
Data do documento: 30-Nov-2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Estudo sobre a criação de uma consultoria de marketing em bibliotecas. Discorre sobre a importância da aplicação da consultoria de marketing concernentes ao 4Ps (Produto, Preço, Praça, Promoção) como forma de propor soluções para as demandas identificadas nas bibliotecas, e oportunizar aos bibliotecários uma alternativa de desenvolver um negócio que esteja relacionada a sua área de atuação. Relaciona a concepção de empreendedorismo na Biblioteconomia; mapeia os referencias teóricos no processo de consultoria; correlaciona os 4 Ps do marketing no contexto das bibliotecas; e apresenta os principais aspectos referentes à criação da consultoria voltada para as bibliotecas concernentes às fases, serviços e os aspectos legais e burocráticos. Discute tipologias, definições de empreendedorismo, bem como as características do ser empreendedor, e a importância do plano de negócio na construção e manutenção de um empreendimento; sobre o empreendedorismo no Brasil descrevendo dados quantitativos que retrata o cenário do empreendedorismo no país e narra a trajetória cronológica do Ensino de Empreendedorismo no país. Aponta o empreendedorismo na área biblioteconômica, elencando exemplos de empresas oriundas de bibliotecário, no Brasil, e alguns especificamente no estado do Maranhão. Ressalta a consultoria em seus aspectos histórico, conceitual e categórico (artesanal, especializada, total e globalizada). Enfoca a respeito da consultoria no Brasil que são representadas por três núcleos: multinacionais, brasileiras e universitárias, amparada por duas organizações: Institute of Management Consultants (IMC) e Instituto Brasileiro dos Consultores de Organizações (IBCO). Apresenta o marketing em uma perspectiva histórica remontando a Primeira Revolução Industrial, conceituação e cronologia da evolução do marketing. Compara o marketing 1.0, 2.0, 3.0 e 4.0 e seus processos administrativos concernentes à Pesquisa de Mercado, Segmentação, Público alvo e Posicionamento, Mix marketing, Implementação e Controle. Ressalta o marketing em bibliotecas, em contraste com o desafio de torná-lo ferramenta estratégica focalizada no suprimento das necessidades informacionais dos clientes a partir da resolução de problemas que afetam o ambiente organizacional das bibliotecas e distingue a orientação da biblioteca para o produto e para o marketing. Na metodologia, utiliza a Pesquisa Bibliográfica por meio da investigação do tema em livros, dissertações, artigos e trabalhos de conclusão de curso. Conclui realçando a relevância da consultoria de marketing em bibliotecas a fim de contribuir com soluções de demandas organizacionais dessas instituições e para o avanço da ciência, Biblioteconomia e Ciência da Informação com pesquisas voltadas para o empreendedorismo, consultoria e marketing que carece de mais produções. ____ ABSTRACT Study on the creation of a marketing consultancy in libraries. Discusses the importance of applying marketing consulting regarding 4Ps (Product, Price, Square, Promotion) as a way to propose solutions for the demands identified in libraries, and provide librarians with an alternative to develop a business that is related to their area of expertise. It relates the concept of entrepreneurship in the Library; maps the theoretical references in the consulting process; correlates the 4Ps of marketing in the context of libraries; and presents the main aspects related to the creation of consulting focused on libraries concerning the phases, services and legal and bureaucratic aspects. It discusses typologies, definitions of entrepreneurship, as well as the characteristics of being an entrepreneur, and the importance of the business plan in the construction and maintenance of an enterprise; about entrepreneurship in Brazil describing quantitative data that portrays the scenario of entrepreneurship in the country and narrates the chronological trajectory of Entrepreneurship Education in the country. It points out entrepreneurship in the area of librarianship, listing examples of companies from librarianship in Brazil, and some specifically in the state of Maranhão. It highlights the consultancy in its historical, conceptual and categorical aspects (artisanal, specialized, total and globalized). It focuses on the consultancy in Brazil that are represented by three nuclei: multinational, Brazilian and university, supported by two organizations: Institute of Management Consultants (IMC) and Brazilian Institute of Organizations Consultants (IBCO). It presents marketing in a historical perspective going back to the First Industrial Revolution, concept and chronology of marketing evolution. Compares marketing 1.0, 2.0, 3.0 and 4.0 and its administrative processes concerning Market Research, Segmentation, Target Audience and Positioning, Mix marketing, Implementation and Control. It highlights marketing in libraries, in contrast to the challenge of making it a strategic tool focused on supplying customers' informational needs from the resolution of problems that affect the libraries' organizational environment and distinguishes the library's orientation towards the product and marketing. It uses Bibliographic Research through the investigation of the subject in books, dissertations, articles and graduation works. It concludes by emphasizing the relevance of marketing consulting in libraries in order to contribute to solutions of organizational demands of these institutions and to the advancement of science, librarianship and information science with research aimed at entrepreneurship, consulting and marketing that needs more productions.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4643
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

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