Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4646
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | FERREIRA, Cilene Mendonça | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-24T13:03:19Z | - |
dc.date.available | 2021-08-24T13:03:19Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-29 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4646 | - |
dc.description.abstract | RESUMO O número de alunos que acessam a educação básica tem sido crescente a cada ano, esses números geram estatísticas bastante otimistas sobre evolução quantitativa de alunos na escola. Contudo a escola tem sido exposta a uma dualidade desconfortável, pois grande parte dos ingressantes tem assumido a condição inarredável de aluno e preterido a condição de estudante. Identificar esses dois personagens assume caráter relevante quando se pretende não somente buscar esses números, mas também investigar os fatores que tem limitado alunos a alunos e que definem a condição de aluno estudante. A pesquisa objetivou conhecer a comunidade de alunos e alunos estudantes de três escolas públicas estaduais do ensino médio no município de Chapadinha –Ma. Para realizar esta pesquisa foi utilizado um questionário fechado composto por 10 questões. Os questionários foram aplicados a 530 alunos das três escolas de Chapadinha. O número de estudantes foi maior que o número de alunos nas escolas avaliadas. Os entrevistados caracterizados como estudantes não correspondem ao número real. A análise multivariada que confrontou alunos e estudantes com as demais variáveis (perguntas) mostrou que a amostra de estudantes, obtidas nesse estudo é formada, em grande parte, por uma comunidade alunos caracterizados como estudantes. Há uma combinação de fatores que definem a identidade de alunos e estudantes, como o ambiente escolar, a formação de professores, as políticas educativas, assim como os fatores culturais, sociais, familiares e econômicos. A maximização do elenco de estudantes nas escolas estudadas pode ser alcançada com a intervenção da família na vida escolar dos entrevistados, que deve-se somar a atuação efetiva, pontual e contínua da equipe pedagógica da escola. ____ ABSTRACT The number of students accessing basic education has been increasing every year, these numbers generate quite optimistic statistics about the quantitative evolution of students in school. The school has been exposed to an uncomfortable duality, as a large part of the newcomers has assumed the status of an unbelievable student and passed on the condition of the student. Identifying these two characters takes on a relevant character when it is intended not only to look for these numbers, but also to investigate the factors that have limited students to students and that memorize the condition of the student. This research aims to get to know the community of students and students from three state public high schools in the municipality of Chapadinha–Ma. To conduct this research, a closed questionnaire composed of 10 questions was used. The questionnaires were applied to 530 students from the three schools in Chapadinha. The number of students was greater than the number of students in the schools evaluated. Self-titled student respondents do not match the actual number. The multivariate analysis that confronted students and students with the other variables (questions) showed show that the sample of students obtained in this study is formed, in large part, by a community of students characterized as students. There is a combination of factors that define the identity of students and students, such as the school environment, teacher training, educational policies, as well as cultural, social, family and economic factors. The maximization of the number of students in the schools studied can be achieved with the intervention of the family in the school life of the interviewees, which should be added to the effective, punctual and continuous performance of the school's pedagogical team. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Educandos | pt_BR |
dc.subject | Futuro | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Profissão | pt_BR |
dc.subject | Educates | pt_BR |
dc.subject | Future | pt_BR |
dc.subject | Identity | pt_BR |
dc.subject | Profession | pt_BR |
dc.title | Comunidade de alunos e estudantes do ensino médio da rede pública de Chapadinha-Ma | pt_BR |
dc.title.alternative | Community of high school students and students in the network Chapadinha-Ma's public | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CILENE-FERREIRA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 310,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.