Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4656
Título: O Id jovem como um aliado na formação prática dos estudantes de turismo e hotelaria da Universidade Federal do Maranhão
Título(s) alternativo(s): The young Id as an ally in the practical training of tourism and hospitality students at the Federal University of Maranhão
Autor(es): SOEIRO, Bruno Lima
Palavras-chave: Turismo
Hotelaria
Formação
Políticas públicas
Turismo
Hostelería
Formación
Políticas públicas
ID Jovem
Data do documento: 30-Abr-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O estudo trata do programa social federal Identidade Jovem, ou apenas ID Jovem, e suas possíveis contribuições para a formação dos estudantes de Turismo e Hotelaria. Buscou-se, especificamente, descrever o programa ID Jovem enquanto política pública; identificar possíveis relações entre o perfil socioeconômico dos discentes dos cursos de Turismo e Hotelaria e as participações nas atividades práticas dos cursos; analisar o programa ID Jovem como um possível aliado das atividades práticas dos cursos de Turismo e Hotelaria. O delineamento desse estudo ocorreu, a princípio, com a realização de levantamentos bibliográfico e documental, seguido da pesquisa de campo com os discentes dos cursos analisados. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, sob uma abordagem quantitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi questionário, que foi aplicado com os acadêmicos por meio da plataforma Google Formulários. Como resultados, verificou-se que o programa ainda é pouco conhecido entre os estudantes, sendo que a maioria daqueles que afirmam conhecê-lo não sabem como participar. Percebeu-se também que o programa pode ser um importante aliado na formação dos estudantes de Turismo e Hotelaria, pois enriqueceria o aprendizado destes com vivências e experiências práticas que se refletiriam em sua futura atuação profissional. ____ RESUMEN El estudio trata del programa social federal Identidade Jovem, o simplemente ID Jovem, y sus posibles contribuciones para la formación de los estudiantes de Turismo y Hostelería. Específicamente, se busca describir el programa ID Jovem como una política pública; identificar posibles relaciones entre el perfil socioeconómico de los estudiantes de los cursos de Turismo y Hostelería y las participaciones en las actividades prácticas de los cursos; analizar el programa ID Jovem como un posible aliado de las actividades prácticas de los cursos de Turismo y Hostelería. El diseño de este estudio se dio, en un primer momento, con la realización de encuestas bibliográfica y documental, seguido de una investigación de campo con los estudiantes de los cursos analizados. La investigación se caracteriza por ser exploratoria y descriptiva, bajo un enfoque cuantitativo. El instrumento de recolección de datos utilizado fue un cuestionario, que se aplicó a los académicos a través de la plataforma Google Formularios. Como resultado, se encontró que el programa aún es poco conocido entre los estudiantes, siendo que la mayoría de los que afirman conocerlo no saben cómo participar. También se observó que el programa puede ser un aliado importante en la formación de estudiantes de Turismo y Hotelería, ya que enriquecería el aprendizaje de estos con experiencias prácticas que se verían reflejadas en su futuro desempeño profesional.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4656
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Turismo do Campus do Bacanga

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