Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4664
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dc.contributor.authorNUNES, Maria Teresa Arrais Soares-
dc.date.accessioned2021-09-14T01:08:23Z-
dc.date.available2021-09-14T01:08:23Z-
dc.date.issued2021-01-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4664-
dc.description.abstractRESUMO A realidade das estruturas das escolas brasileiras se encontra de forma precária e afeta diretamente nos resultados anuais da educação, e os dados afirmam que os melhores índices estão nas escolas particulares seguidos das federais, das estaduais e das municipais. O objetivo deste trabalho é realizar um diagnóstico das instalações hidrossanitárias e elétricas da Escola Municipal Mariinha Rocha, localizada em Balsas-MA, para isso foi necessário fazer um levantamento bibliográfico das normas vigentes, elaborar uma planta baixa da edificação, fazer um levantamento fotográfico apresentando as condições gerais, avaliar a situação das instalações hidrossanitárias e elétricas e apontar as soluções cabíveis para estes problemas. Foi possível averiguar as condições gerais da Escola Municipal Mariinha Rocha através de visitas técnicas que foram dividas em etapas: primeiro houve a captação de dados e fotos, seguidosda entrevista com a diretora para obter mais informações; e, segundo, análise da infraestrutura e das instalações baseados nas normas estudadas para apontar os erros e propor as soluções. Na ocasião foram detectados muitos problemas na infraestrutura: goteiras, infiltrações, corredores com muitos buracos, instalações hidráulicas suspensas nos banheiros com muitas adaptações, reservatório insuficiente sendo necessário um sistema novo com capacidade 100% superior, odores que exalam devido à falta de ventilação nos sanitários, falta de caixa de inspeção e uma instalação elétrica completamente insegura e incorreta, com número de tomadas inferior ao necessário, em que há elementos de uso geral e uso específico no mesmo circuito e com manutenção necessária em 53% dos ambientes. Então, percebeu-se que a unidade em estudo encontra-se funcionando de forma limitada e os problemas começam da falta de planejamento na hora da construção e descumprimento das normas vigentes.__ABSTRACT: Brazilian structures school’s reality is precarious and directly affects the annual education results, the data state that the best rates are in private schools followed by federal, state and finally municipal ones. The objective of this work is to make a diagnosis of the hydrosanitary and electrical installations of the Mariinha Rocha Municipal School, for this it was necessary to make a bibliographic survey of the current standards, elaborate a floor plan of the building, make a photographic survey presenting the general conditions, evaluate the situation of hydrosanitary and electrical installations and point out the appropriate solutions to these problems. In order to change the current situation, through diagnostic engineering it is possible to elaborate reports that point out the non-conformities of buildings and suggest the solutions, based on this it is necessary to use the regulatory standards for the correct execution of services and, using NBR 5410 and NBR 15575-6, it was possible to ascertain the general conditions of the Mariinha Rocha Municipal School located in Balsas-MA through technical visits that were divided into stages, first there was the capture of data and photos, followed by the interview with the followed by an interview with the director for more information and then an analysis of the superstructure and facilities based on the standards studied to point out errors and solutions. At the time, detect many problems in the infrastructure, such as leaks, infiltrations and corridors with many holes, as well as the hydraulic installations suspended in the bathrooms with many adaptations, insufficient reservoir being necessary a new system more than 100% of the existing one, odors that exhale due to the lack for ventilation in the toilets, as it has no inspection box and no ventilation tube and a completely unsafe and incorrect electrical installation, with a number of sockets less than necessary, elements for general use and specific use in the same circuit and with necessary maintenance in 53 % of environments. Then, it was noticed that the unit under study is functioning in a limited way and the problems start from the lack of planning at the time of construction and non- compliance with current regulations.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectNormas regulamentadoraspt_BR
dc.subjectInstalações elétricaspt_BR
dc.subjectInstalações hidrossanitáriaspt_BR
dc.subjectRegulatory standards.pt_BR
dc.subjectElectrical installationspt_BR
dc.subjectHydro-sanitary installationspt_BR
dc.titleDiagnóstico da infraestrutura da escola municipal Mariinha Rochapt_BR
dc.title.alternativeDiagnosis of the infrastructure of the Mariinha Rocha municipal schoolpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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