Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4675
Título: Habilidades sociais: um estudo com pais de crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista
Título(s) alternativo(s): Social skills: a study with parents of children diagnosed with Autistic Spectrum Disorder
Autor(es): SERRÃO, Abileny Barbosa de Araujo
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista - TEA
Habilidades Sociais
Analise do Comportamento Aplicada - ABA
Práticas parentais
Autistic Spectrum Disorder - ASD
Social skills
Analysis of Applied Behavior - ABA
Parenting practices
Data do documento: 29-Mar-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A literatura tem apontado a influência das Habilidades Sociais (HS) dos pais sobre o desempenho social dos filhos e sabe-se que dentre os déficits de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem-se os de HS. Assumindo que os pais são os primeiros modelos de comportamentos sociais que a criança tem acesso estudos nessa direção podem auxiliar o desenvolvimento social de crianças com TEA. Neste sentido, o objetivo desse estudo é analisar o repertório de HS de pais/responsáveis de crianças com TEA e os específicos são: caracterizar déficits e recursos de HS e relacionar as variáveis HS e idade de pais/responsáveis de crianças com diagnostico de TEA. Participaram da pesquisa 45 pais/responsáveis (42 mães e 3 pais), com idades entre 18 a 59 anos, de crianças com diagnóstico de TEA e que estavam sob intervenção terapêutica da Análise do Comportamento Aplicada - ABA. Para coleta de dados utilizou-se o Inventário de Habilidades Sociais 2 - IHS2-Del-Prette e um Protocolo de Caracterização Individual - PCI. Para análise dos dados utilizou-se o programa JASP 0.14.0.0. Foram realizadas análises estatísticas descritivas das variáveis sexo, idade, formação acadêmica, escores gerais e fatoriais da amostra, e análises inferenciais de correlação entre as variáveis HS e idade. Os principais resultados indicam que os pais/responsáveis (mães) possuem repertórios variando entre elaborado e altamente elaborado de HS. Já os pais/responsáveis (pais) apresentou repertório elaborado e bom repertório de HS. Contudo, os resultados da análise por fatores apontou déficit na subclasse de habilidades - Expressão de sentimentos positivos. Quanto aos dados de correlação entre HS e idade dos pais identificou-se que quanto maior a idade, maior o autorrelato de repertório de HS. Conclui-se que, mesmo com dados de autorrelato de repertório bom e elaborado de HS para escore geral, há necessidade de avaliação específica para a HS de Expressão de sentimentos positivos com fins de Treinamento de Habilidades Sociais – THS. Indica-se pesquisas sobre relação entre HS dos pais/responsáveis e HS de crianças com TEA; HS dos pais/responsáveis e variáveis sociodemográficas e; avaliação de HS de pais/responsáveis por meio de outros instrumentos e recursos. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista - TEA. Habilidades Sociais. Analise do Comportamento Aplicada - ABA. Práticas parentais. ____ ABSTRACT The literature has pointed out the influence of the Social Skills (HS) of parents on the social performance of their children and it is known that among the deficits of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) there are those of HS. Assuming that parents are the first models of social behaviors that the child has access to studies in this direction can help the social development of children with ASD. In this sense, the objective of this study is to analyze the HS repertoire of parents / guardians of children with ASD and the specific ones are: to characterize HS deficits and resources and to relate the HS variables and age of parents / guardians of children with ASD diagnosis. The study included 45 parents / guardians (42 mothers and three fathers), aged between 18 and 59 years, of children diagnosed with ASD and who were undergoing therapeutic intervention in the Applied Behavior Analysis - ABA. For data collection, the Social Skills Inventory 2 - IHS2-Del Prette and an Individual Characterization Protocol - PCI were used. For data analysis, the program JASP 0.14.0.0 was used. Descriptive statistical analyzes of the variables sex, age, academic background, general and factorial scores of the sample, and inferential analyzes of correlation between the variables HS and age were performed. The main results indicate that fathers / guardians (mothers) have repertoires ranging from elaborate to highly elaborated HS. The parents / guardians (parents) presented an elaborate repertoire and a good repertoire of HS. However, the results of the factor analysis showed a deficit in the skills subclass - Expression of positive feelings. As for the correlation data between HS and parents' age, it was found that the older the age, the greater the self-report of HS repertoire. It is concluded that, even with self-reported data from a good and elaborate repertoire of HS for general score, there is a need for a specific assessment for HS of Expression of positive feelings for the purposes of Social Skills Training - THS. Research is indicated on the relationship between HS of parents / guardians and HS of children with ASD; HS of parents / guardians and sociodemographic variables and; HS evaluation of parents / guardians using other instruments and resources.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4675
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