Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4676
Título: Educação de jovens e adultos: aspectos psicossociais do retorno à escola
Título(s) alternativo(s): Youth and adult education: psychosocial aspects of returning to school
Autor(es): CANTANHEIDE, Bruna Emanuele Lima
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Aprendizagens do adulto
Retorno à escola
Psicologia escolar e educacional
Youth and adults education
Learning processes of adults
School resume
Scholar and Educational Psychology
Data do documento: 19-Abr-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma oportunidade para concluir a Educação Básica e pode tornar-se também, uma via de ascensão socioeconômica e uma forma de integração social. Os alunos dessa modalidade de ensino, além dos estudos, têm outras responsabilidades como o trabalho e a família. O objetivo desta pesquisa foi analisar os motivos psicossociais pelos quais os adultos da EJA retornaram à escola. Participaram dessa investigação treze alunos de ambos os sexos, com idade entre 25 e 40 anos, e que cursavam a EJA II em uma escola da rede de ensino Estadual em São Luís - MA. A coleta dos dados foi realizada por meio dos seguintes instrumentos: um Roteiro de Entrevista, um Questionário Socioeconômico e um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A pesquisa tem caráter qualitativo e quantitativo, e utiliza o método Dialético. Os procedimentos éticos foram: a Resolução N° 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde/Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (CNS/CONEP) e o Código de Ética Profissional do Psicólogo. Para a interpretação dos dados, elegeram-se duas categorias de análise: a) Motivos do abandono e do retorno à escola e b) Aspectos predominantes de permanência na escola. Como principais resultados: os participantes retornaram à escola em busca de qualificação profissional e melhor remuneração no mercado de trabalho. Essa pesquisa pretende incitar reflexões sobre os processos de aprendizagens formais e informais, sobre o desenvolvimento integral na idade adulta; ademais, fortalecer e vislumbrar as contribuições da Psicologia Escolar e Educacional para o público da EJA. ____ ABSTRACT The Youth and Adults Education is an opportunity to graduate from Middle School, it also can be a way to wage higher incomes and for ones to have better social integration. The students who sign into this educational category use to already have other responsibilities, like working and parenting. The present paper’s aim is to analyze the psychological and social reasons behind Youth and adult people’s decision of going back to school. 13 students, among males and females, aging between 25 and 40 years old, signed in the second year of Youth and Adult Education of São Luís, state of Maranhão, were the participants of this investigation. The data collection was made through the following instruments: an interview scrip, a questionnaire about family group income and an informed consent form. This research has both qualitative and quantitative approach and uses Dialetic method. The ethic procedures were: The 510/2016 resolution of the National Council of Health/National Commission of Ethic and Research and the Professional Ethic Code of the Psychologists. In what takes to data scree, two categories were used: a) Reasons behind school evasion and school resume and b) Main aspects behind school continuity. As main results: the participants resumed school looking for professional qualification and better jobs, with higher wages. This research aims to disrupt discussions about the formal and informal processes of learning, about the full development at the adulthood and, ultimately, improve and foresee the contributions of Scholar and Educational Psychology for the Youth and Adults Education public.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4676
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA-CANTANHEIDE.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.